A falta de dentes ou a utilização prolongada de próteses removíveis causam muitos transtornos aos nossos pacientes. Com a função mastigatória e a estética comprometidas, o desejo de transformar o sorriso e mudar completamente de vida ganharam um novo alento com o aparecimento do método All-on-four.
Através deste tratamento, os pacientes saem, em poucas horas, com o sorriso totalmente reabilitado e a qualidade de vida restabelecida.
Já tinha ouvido falar desta opção? Se tem dúvidas para esclarecer, este artigo pode ajudar bastante.
Quer saber, por exemplo, como é que tudo acontece e quais as vantagens desta intervenção cirúrgica?
Então, vamos a isso!
O que é o All-on-four?
O All-on-four, também chamado de “carga imediata”, é um protocolo que permite ao paciente ficar com dentes fixos em apenas um dia, através da colocação de quatro implantes dentários numa arcada.
Este tratamento leva a que pacientes sem qualquer dente em boca ou com a dentição degradada fiquem com o sorriso totalmente reabilitado em poucas horas.
O processo é realizado através de uma pequena cirurgia, com anestesia local, onde se faz a extração dos dentes e, depois, a colocação dos implantes.
Apenas os dentes com patologias irreversíveis, ou seja, dentes que não podem ser tratados, é que são extraídos para depois serem colocados implantes.
Aumentando a base de sustentação, a técnica all-on-4 permite aparafusar próteses fixas com 12 dentes sobre 4 implantes.
Dois implantes são colocados até 30 graus na zona posterior (onde terá pouco osso) e outros dois na zona anterior. Esta estratégia permite que o implante abranja uma maior quantidade de osso do que seria possível através do método.

Como é realizado o processo? (Passo a passo)
Estas são todas as etapas respeitantes à colocação do All-on-four:
1 – Consulta de avaliação: todos os pacientes fazem uma avaliação detalhada que atesta a viabilidade do tratamento. Esta análise é feita pelo Médico Dentista, de acordo com:
– Exames: ortopantomografia e – ainda mais aconselhável – o TAC, de forma a perceber se existe suporte ósseo suficiente para a colocação de implantes;
– Anamnese: perceber historial clínico, problemas de saúde, medicação que toma;
– Estudo: Fotos intra e extra-orais, que permitem ter um conhecimento mais aprofundado do caso e perceber se este é o tratamento mais aconselhado para o paciente.
2 – Extração dos dentes: só nos casos em que os dentes não estão saudáveis é que se faz a extração. Se tem dentes em boas condições, não deve extraí-los. Pode, sim, colocar implantes unitários nos locais em que haja dentes danificados, mantendo, assim, os seus dentes naturais;
3 – Colocação dos implantes: através do método all-on-four.
A colocação é feita no mesmo dia. Desta forma, de um momento para o outro, o paciente pode voltar a sorrir, mastigar e saborear os alimentos.

Qual a diferença entre All-on-4 e All-on-6?
O all-on-6 utiliza uma técnica em tudo semelhante à do all-on-4. A única diferença entre estes dois procedimentos é o número de implantes colocados. Tal como o nome indica, o all-on-four usa 4 implantes e, por sua vez, o all-on-six faz uso de 6.
All-on-four vs implantes
O all-on-4 funciona num sistema diferente dos implantes tradicionais. A grande diferença é que os tradicionais requerem vários procedimentos, além de que o tempo de cura pode ser bastante mais longo.
Existem outras técnicas de colocação de implantes, que podem, por exemplo, suportar uma prótese fixa.

Quem pode fazer?
Tudo aquilo que se precisa é que o implante esteja rodeado de ósseo a toda a volta e também de gengiva de qualidade. Nem todos os pacientes chegam à clínica com osso suficiente para que se possa fazer o tratamento.
O All-on-four o que faz é reduzir o tempo de tratamento, aproveitando o osso que existe nas pessoas, mesmo que estas tenham perdido grande parte do mesmo.
A verdade é que, muitas das vezes, num espaço de 24h, pode ter os dentes completos e mastigar à vontade.
Mas cada caso é um caso. Na AngelSmile propomos-nos a analisar cada um deles com muito cuidado e de forma individual, para que os resultados vão ao encontro às expectativas e necessidades dos pacientes.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]

Existe alguma contraindicação?
Como já foi dito, todos os pacientes são analisados de forma totalmente personalizada.
Quando é feito o plano de tratamentos, depois de uma consulta de avaliação, é muito importante que se tenha uma informação detalhada do estado de saúde do paciente.
Por exemplo, pacientes com diabetes, fumadores, com hipertensão e problemas cardíacos têm que ser acompanhados de forma muito cuidada.
Uma das poucas situações em que não é possível fazer de imediato a colocação de implantes dentários é em alguns pacientes que sofrem de osteoporose e tomem bifosfonatos.
O fator idade também pode ser importante. Não existe limite máximo, caso não existam problemas acima referidos.
Existe sim limite mínimo.
Quer isto dizer que temos de deixar que o paciente conclua o seu estado de maturação óssea total para se poder colocar um implante.
Quanto tempo demora a cirurgia?
Não há uma resposta certa para essa pergunta. Cada paciente é diferente e naturalmente que isso traz diferentes desafios.
Ou seja, há casos mais complicados do que outros.
Ainda assim, na maior parte dos pacientes, é possível finalizar o procedimento em apenas um dia.

Quais são as vantagens do All-on-4?
Os depoimentos dos nossos pacientes permitem-nos afirmar com segurança que o All-on-four é uma opção fantástica para quem quer recuperar o sorriso de forma natural e rápida.
Conheça, agora, outros benefícios associadas a esta técnica de implantes:
- Os implantes são fixados no osso maxilar e, portanto, estão sempre seguros e estáveis;
- Por norma, não é necessário fazer enxerto ósseo;
- É necessária apenas uma cirurgia;
- O processo fica concluído em apenas um dia;
- São precisos apenas 4 implantes;
- Fácil higienização (igual à dos dentes naturais);
E as desvantagens?
O All-on-four é recomendado para muitas pessoas, mas não para todas. Antes do procedimento, é necessário perceber se este é o tratamento mais adequado para a sua condição dentária.
Só um Médico Dentista está em condições de avaliar se esta técnica é a melhor para si, após analisar, de forma criteriosa, a saúde bucal da sua boca.
A intervenção é dolorosa?
Ao contrário do que muitos pacientes pensam, a colocação dos implantes através do All-on-four não é um processo doloroso, nem necessita de longos dias de recuperação.
Este é um procedimento bem tolerado e minimamente invasivo. Para que isso seja possível, é realizado um bloqueio anestésico dos nervos.
É normal haver algum desconforto durante o primeiro e o segundo dia. Assim sendo, o implantologista pode recomendar um medicamento analgésico, como o paracetamol, para ajudar o paciente a lidar com essa situação.

Os implantes duram quanto tempo?
Estes implantes podem durar décadas ou até uma vida inteira. Contudo, isso irá depender de diversas variáveis:
- Hábitos de higiene bucal;
- Consultas de avaliação periódicas no Médico Dentista;
- Inexistência de doenças sistémicas, como a diabetes ou cancro.
Qual é o preço do tratamento?
Em Portugal, as clínicas dentárias apresentam diferentes preços para o tratamento por All-on-four. Esses valores podem variar entre os 2500 euros e os 10 000 euros, por cada maxilar.
O preço a pagar vai depender do tipo de caso e de onde optar por fazer a intervenção.
O importante é escolher uma clínica de confiança e de referência, porque se trata de um procedimento transformador, que deve ser feito pelos melhores profissionais.
Na AngelSmile garantimos um serviço de excelência, com implantologistas com provas dadas e largos anos de experiência.
Se quiser um orçamento ajustado ao seu caso, faça o seguinte Quiz e tenha acesso a essa informação, de forma simples e descomplicada, em menos de 1 minuto.
[maxbutton name=”Faça o Quiz”]
Conclusão
Perder os dentes naturais prejudica o sorriso, a saúde e afeta a autoestima. Quem sofre com isso está-se a privar de ter uma vida plena de alegria.
Contudo, como pôde perceber, hoje em dia existe uma forma rápida e eficaz de devolver a vontade de sorrir a quem perdeu grande parte ou todos os seus dentes.
Falamos, então, da técnica All-on-four.
Através deste tratamento, tudo fica resolvido em menos de 24 horas.
Ficou com alguma dúvida?
Se quiser saber se esta é a opção certa para si, entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em falar consigo e em poder ajudar.