A extração de um dente pode acontecer por diversos motivos e, depois de a fazer, os pacientes devem estar atentos a possíveis complicações pós-cirúrgicas que possam surgir. Uma das mais frequentes é a alveolite.
Sabe o que é?
Se tem alguma dúvida sobre este assunto, este artigo vai ajudar.
Perceba quais são os sintomas, as causas e como pode tratar e prevenir este problema.
Vamos a isso?
O que é a alveolite?
A alveolite acontece depois da extração de um dente e consiste na inflamação do alvéolo, que é a parte interna do osso onde o dente estava, antes de ser extraído.
A alveolite pode acontecer em qualquer dente da boca, no maxilar superior ou inferior, mas é mais frequente nos terceiros molares (dentes do siso).
Quais os sintomas?
Habitualmente, os sinais de que existe este problema aparecem 2 ou 3 dias depois da extração e consistem em:
- Desconforto e dor intensa no local;
- Alastramento da dor a toda a boca, face, ouvidos ou pescoço, com o passar dos dias;
- Inchaço no local e na face;
- Aumento da temperatura corporal;
- Mau hálito;
- Vermelhidão, inchaço e sensibilidade na gengiva;
- “Pus” no local (no caso de alveolite purulenta).
Quais as causas?
A alveolite acontece quando o coágulo de sangue que deve ser criado no local onde houve a extração se desloca ou não existe. Este coágulo é fundamental para proteger o osso e os nervos.
Pode acontecer a qualquer pessoa, mas existem causas que podem propiciar esta infeção, tais como:
- Hábitos tabágicos;
- Utilização de contracetivos;
- Má higiene oral após cirurgia;
- Existência de infeção prévia;
- Traumas associados à cirurgia.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir a alveolite é seguir, à risca, todas as indicações do seu Médico Dentista depois da cirurgia de extração. As indicações mais habituais passam por manter uma higiene oral correta e cuidadosa, ter uma alimentação à base de líquidos nas primeiras horas, evitar exposição solar e manter-se em repouso.
Alveolite relacionada com o Dsente do Siso
Apesar de poder acontecer em qualquer dente, é nos terceiros molares (siso) que a alveolite é mais frequente. Isto acontece pela complexidade do procedimento e pela dificuldade de acesso cirúrgico aos dentes do siso.
Por essa razão, é fundamental que depois de uma extração do dente do siso cumpra, escrupulosamente, todas as indicações do seu Médico Dentista.
Que tipos existem?
A alveolite pode ser classificada de duas formas: alveolite seca e alveolite purulenta. Conheça as características de cada uma.
Seca
A alveolite seca é a mais comum e acontece quando não há a formação ou houve uma desintegração total ou parcial do coágulo sanguíneo depois da extração. O alvéolo fica vazio e seco e o osso e as terminações nervosas ficam expostas. A alveolite seca pode durar entre 5 a 15 dias e é marcada por uma dor de grande intensidade.
Purulenta
Menos comum do que a seca, na alveolite purulenta o alvéolo não está vazio, mas com a presença de pus.
Alveolite tem cura?
A alveolite pode ser tratada, mas pode ser um processo demorado. É fundamental que, após os primeiros sintomas, consulte de imediato o seu Médico Dentista, de forma a começar o tratamento atempadamente.
Como é feito o tratamento?
O primeiro passo do Médico Dentista para tratar a alveolite é higienizar o local da infeção. Depois, é normalmente indicada a utilização de anti-inflamatórios e antibióticos. A manutenção de uma correta higiene oral é fundamental para garantir uma recuperação mais rápida, sempre com o acompanhamento direto do seu Médico Dentista.
Tratamento caseiro
Enquanto aguarda consulta com o seu Médico Dentista, pode atenuar as dores em casa.
Não há receitas milagrosas e todos os casos devem ser sempre analisados pelo profissional, mas pode começar por:
- Colocar gelo;
- Ingerir alimentos semi-líquidos e frios;
- Redobrar os cuidados da sua higiene oral.
Conclusão
Neste artigo, apresentamos-lhe a informação mais importante sobre a alveolite.
É fundamental que, se extrair um dente, adote todos os cuidados recomendados pelo seu Médico Dentista e que esteja atento a qualquer um dos sinais descritos acima.
Se tiver alguma questão, não hesite em falar connosco.