No momento em que o paciente termina um tratamento ortodôntico, o Médico Dentista irá fornecer um aparelho de contenção para que os resultados se mantenham no lugar.
Quer saber porque é tão importante usá-lo?
Neste artigo conheça que diversos tipos de aparelhos existem e perceba qual é forma mais adequada de os usar. O objetivo é que mantenha o seu sorriso na posição correta para toda a vida.
Vamos a isso?
O que é o aparelho de contenção?
Os aparelhos de contenção são usados para impedir que os dentes voltem à posição original, depois de um tratamento ortodôntico. Ajudam, no fundo, a manter um sorriso perfeitamente alinhado.
Estes dispositivos são feitos por medida, por norma em plástico e/ou metal.
Para que serve?
O uso deste aparelho garante que os dentes não se movam do lugar, algo que é frequente acontecer, sobretudo nos meses seguintes após a conclusão do tratamento ortodôntico (a chamada recidiva)
Deste modo, o papel do aparelho de contenção é o de promover a resistência certa, de modo a evitar que exista essa movimentação indesejada.
Tipos de aparelhos de contenção
Existem 2 tipos de aparelhos dentários de contenção: os removíveis e os permanentes. Nesse sentido, cabe ao Médico Dentista avaliar qual será a solução mais adequada para cada paciente.
Na realidade, um paciente pode usar apenas um dos aparelhos ou até os dois – um removível para os dentes superiores e outro permanente para os dentes inferiores.
Aparelho de contenção fixo
O aparelho de contenção fixo é colado na parte de trás dos dentes, do lado “lingual”. Geralmente, é feito em aço inoxidável e colocado nos primeiros 4-6 dentes (sobretudo inferiores), pois são aqueles que têm uma tendência maior para “quererem” voltar à posição original.
Estes dispositivos só podem ser retirados, em consulta, pelo Médico Dentista.
Aparelho de contenção removível
Os aparelhos de contenção removíveis são aqueles que, tal como o nome indica, podem ser retirados da boca, sempre que se queira. Geralmente, são feitos em plástico e colocados nos dentes superiores.
A Placa de Hawley é um dos exemplos mais utilizados. Consiste num sistema de plástico e metal, moldado de forma a que se obtenha um ajuste perfeito aos dentes e à boca.
Existem aparelhos de contenção invisíveis?
Sim, neste momento existem algumas soluções de aparelhos de contenção invisíveis, como é o caso dos Essix. Estes dispositivos são moldados aos dentes para garantir um ajuste seguro.
Além disso, são bastante confortáveis e muito fáceis de usar e higienizar. O seu aspeto é idêntico ao dos aparelhos invisíveis, como o Invisalign.
Quanto tempo devo usar o aparelho de contenção?
De uma forma geral, deve-se utilizar o aparelho de contenção removível todos os dias, durante as 24 horas, nos primeiros 6 meses, após a conclusão do tratamento ortodôntico – menos durante as refeições e a higiene oral.
Após esse período, para que os dentes permaneçam na posição correta, é fundamental que se continue a colocar este aparelho todas as noites, indefinidamente.
Contudo, cada caso é um caso. Por isso, cabe ao Médico Dentista avaliar e definir o período de utilização ideal destes dispositivos.
Por sua vez, as contenções fixas devem ser usadas durante o maior tempo possível. Na realidade, alguns pacientes usam-nas durante toda a vida e isso em nada interfere no seu bem-estar.
O que acontece se não for usado?
Tal como já referimos, se o aparelho dentário de contenção não for usado pelo tempo prescrito, é muito provável que os dentes retornem à posição original.
Desta forma, ao final de algum tempo, o paciente pode precisar de nova intervenção ortodôntica e todo o investimento feito no sorriso terá sido em vão.
São necessárias consultas de revisão do aparelho de contenção?
Assim que se comece a usar a contenção, é fundamental que, pouco tempo depois, o Médico Dentista avalie se o dispositivo está realmente a cumprir o seu papel.
As consultas de rotina são importantes, porque existe a possibilidade de ajustar, consertar ou fazer um novo aparelho, se necessário.
O aparelho de contenção incomoda?
Sim, pode existir um ligeiro desconforto, sobretudo numa fase inicial, resultante da pressão que este exerce. Essa sensação dura, normalmente, de 4 a 5 dias. Se, após esse período, as dores continuarem, entre em contacto com o seu Médico Dentista.
Cuidados a ter com o aparelho de contenção
Tal como os aparelhos ortodônticos convencionais, as contenções também precisam de alguns cuidados. Assim sendo, para manter estes dispositivos sempre em bom estado, é muito importante que siga os seguintes conselhos:
- Limpe o aparelho: mantê-lo limpo é tão importante quanto manter os dentes limpos;
- Retire o aparelho quando come, faz a higiene oral e pratica desporto;
- Guarde-o na caixinha, sempre que não o estiver a usar;
- Faça consultas regulares no Médico Dentista, para avaliar se o aparelho ainda continua bem encaixado nos seus dentes.
Como limpar?
É fundamental que o aparelho de contenção se mantenha sempre limpo. Tal como os dentes, é possível que a placa e as bactérias se acumulem no dispositivo.
Para isso, recomendamos que o limpe todas as vezes que escova os dentes.
Se tem um aparelho de contenção removível, é muito simples!
Passe-o por água, use a pasta de dentes e escove-o suavemente. Depois, passe-o novamente por água, antes de o colocar na boca.
No caso dos aparelhos de contenção fixos, é comum existir um acúmulo excessivo de placa bacteriana nessa zona. Para evitar que isso aconteça, as escovas interdentais podem ajudar bastante.
Quanto tempo duram os aparelhos de contenção?
A vida útil desses aparelhos depende dos cuidados que existem por parte dos pacientes. Na verdade, tanto as contenções fixas como as removíveis podem durante muitos anos, se cuidar bem delas.
Em geral, os aparelhos removíveis duram 10 anos. Já as contenções permanentes podem durar décadas.
O aparelho de contenção partiu. O que devo fazer?
Se o seu aparelho de contenção partiu, deve então procurar o Médico Dentista o mais rápido possível, para que este profissional possa consertá-lo ou fazer um novo.
É muito importante que nunca deixe que esta situação se arraste porque, com o tempo, os dentes podem voltar a entortar.
Aparelho de contenção: preço?
O preço do aparelho de contenção varia conforme o modelo que for escolhido – e mediante o tipo de caso. Se pretende saber quanto é que lhe poderá custar, marque uma avaliação na AngelSmile e tire todas as suas dúvidas.
Conclusão
Neste artigo ficou a saber o que é um aparelho de contenção e para que este serve.
No final de contas, se não o usar, pode pôr em risco todo o investimento que fez no seu sorriso.
Hoje em dia, existem diversos modelos disponíveis. Por isso, cabe ao Médico Dentista perceber, em conjunto consigo, qual é o ideal para si.
Respondemos a todas as dúvidas que tinha em relação a este tema?
Se ainda ficou algo por esclarecer, está totalmente à vontade para entrar em contacto.
Será um gosto falar consigo.