Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Aparelho Dentário ?

Preço do tratamento de Aparelho Dentário ?

logo principal AngelSmile

Aparelho Dentário

Aparelho Invisível: qual é o preço, as vantagens e como funciona?

imagem dos alinhadores do aparelho invisível

Já ouviu falar do Aparelho Invisível? Os dentes alinhados no lugar certo não trazem benefícios apenas estéticos. Mais importante do que tudo, são também, muitas vezes, uma questão de saúde oral.

Ainda assim, nem toda a gente se vê a usar um aparelho metálico tradicional, sobretudo por não os acharem bonitos. 

Mas saiba que isso é coisa do passado. Esta não é a única opção que tem. Atualmente, é possível corrigir o desalinhamento dos dentes, passando praticamente despercebido, através dos alinhadores invisíveis.

Muita gente conhece-os por Invisalign. Sim, esta é uma marca muito conhecida, mas não é a única existente no mercado. Neste artigo vamos-lhe apresentar outra opção muito interessante.

E, além disso, saiba ainda quais são os pós e os contras destes aparelhos, os custos e se realmente funcionam.

Vamos a isso?

O que são os Aparelhos Invisíveis e para que servem?

Os aparelhos invisíveis (ou alinhadores invisíveis) são uma forte alternativa aos aparelhos convencionais que, por serem metálicos, são muitas vezes frustrantes do ponto de vista da aparência.

Os alinhadores são removíveis, ou seja, podem ser retirados quando se deseja – em geral, durante as refeições ou quando se faz alguma atividade física.

Além disso, têm sido alvo de uma constante evolução, tornando-se mais personalizados e, portanto, também mais eficazes, fruto dos avanços tecnológicos que se têm registado.

No fundo, o tratamento consiste na aplicação de goteiras transparentes e personalizadas, que se encaixam de forma confortável e se adaptam aos seus dentes.

Estas goteiras criam pressão, guiando o dente, dia após dia, para a posição ideal. Na verdade, durante todo o processo, utilizam-se vários alinhadores, de forma sequenciada.

Com grande parte dos modelos de alinhadores invisíveis é possível perceber como vai ficar o resultado do tratamento, mesmo antes de colocar o aparelho. Isso acontece devido a um software de planeamento digital.

imagem de um aparelho invisível completo
Alinhador Invisível

O aparelho invisível como funciona?

Desde há muito que se instalou a ideia que este tipo de aparelhos apenas corrigiam pequenos problemas ortodônticos. Neste momento, podemos garantir, com segurança, que isso está longe de ser verdade. Na verdade, resolvem todos os tipos de situações, das mais leves às mais graves.

imagem de um jovem a colocar o aparelho invisível
Colocação do aparelho invisível

Vantagens

Confortável: um ponto muito positivo do alinhador invisível é o facto deste ser mais cómodo de se usar, uma vez que é construído num material muito suave. Assim sendo, não existem fios metálicos, nem nenhum tipo de suporte que possa criar cortes dolorosos na boca.

Pode removê-lo: ao contrário do que acontece com os aparelhos metálicos, os alinhadores removíveis podem ser removidos, de forma simples, para se realizarem algumas tarefas diárias. Pode comer e escovar os dentes, tal como o fazia, com total liberdade. Sendo assim, vai conseguir realizar uma higiene dentária mais cuidada e, com isso, estará a evitar possíveis problemas dentários.

Esteticamente mais atraente: são feitos num material transparente e, por isso, passam facilmente despercebidos. Desta forma, é possível sorrir com mais confiança, sem que se sinta constrangido. Talvez por isso, seja uma opção muito procurada por adultos.

Não requer grande manutenção: é verdade que os alinhadores podem ficar sujos à medida que os usa. Isso é normal. Ainda assim, não é nada que não se resolva com uma escova de dentes húmida. O ideal é que escove os alinhadores duas vezes por dia.

É mais rápido: em condições normais, o tratamento é mais rápido do que com os aparelhos tradicionais. Isso acontece porque existe uma troca dos alinhadores a cada duas semanas, num processo feito em casa. Com isso, é estimulado o alinhamento dos dentes e são necessárias menos idas ao consultório do Médico Dentista.  

Desvantagens

Preço: esta é, porventura, a maior desvantagem desta opção. Na realidade, são mais caros do que as opções metálicas tradicionais, sendo que o custo também varia de marca para marca.

Deve ser usado o máximo tempo possível: como já foi dito, este tipo de aparelhos pode ser retirado. Ainda assim, isso não deve ser feito por um período prolongado. O recomendado é que se utilize durante grande parte do dia, bem como à noite, num total de 22 horas. Se não o fizer, estará a comprometer o sucesso do tratamento.

Acessórios (attachments): os aparelhos invisíveis vêm acompanhados de pequenos anexos, que são em muito semelhantes com os brackets utilizados nos aparelhos convencionais. Estes acessórios são utilizados com o objetivo de ajudar os dentes a encaminharem-se para a posição adequada, de forma mais eficiente. Estes attachments geralmente são da cor dos dentes, mas são percetíveis em alguns casos.

imagem da caixa onde o invisalign deve ser guardado

Que marcas existem e quais são as melhores?

Atualmente, existem várias empresas no mercado dedicadas aos alinhadores invisíveis. A mais conhecida é a Invisalign, que surgiu há mais de 20 anos. 

Outras marcas: 

Invisalign é marca referência neste tipo de segmento e, por isso, o custo do tratamento também é superior quando comparado com outras opções do género.

Na realidade, na AngelSmile pode também encontrar uma alternativa, que garante excelentes resultados, por valores bem mais convidativos.

É o caso dos Smilers®, fabricados em França, que são uma opção totalmente segura e confiável, já que têm uma eficácia comprovada no alcance do resultado final, planeado digitalmente.  

infografia - smilers

Estes alinhadores são feitos em politereftalato de etileno –  um material biocompatível e destinado ao universo médico. No fundo, são a escolha certa para quem procura um tratamento ortodôntico mais atraente e discreto.

Por que os alinhadores invisíveis são mais caros?

O aparelho invisível é, por norma, um pouco mais dispendiosos do que os aparelhos tradicionais devido aos custos de laboratório na produção dos alinhadores, que são feitos num material premium.

Como usar o aparelho invisível e como funciona?

Deve-se usar este aparelho 22 horas por dia para que os resultados vão de encontro aos objetivos esperados.

O que acontece se não usar alinhador 22 horas por dia?

Ao deixar de usar o alinhador por algumas horas (mais do que as que são recomendadas) poderá assistir a um maior desconforto na hora que o voltar a colocar. Além disso, este aparelho pode desadaptar e atrasar e/ou comprometer os resultados.

Como limpar?

É muito importante que não se esqueça de higienizar os alinhadores. Para isso, deve utilizar uma  escova e uma pasta de dentes.

Em primeiro lugar, escova-se todas as superfícies e passa-se por água fria.

Nunca o faça com água quente, pois pode causar uma distorção do alinhador.

Por fim, nunca se pode esquecer de se escovar os seus dentes com afinco, para que a placa bacteriana e o tártaro não se acumulem na sua boca. Com isso, estará a preservar a sua saúde oral, bem como a permitir o correto assentamento do alinhador nos seus dentes.

imagem de uma escova de dentes
Escove os dentes e o aparelho invisível diariamente

É possível colocar os alinhadores invisíveis numa das arcadas dos dentes?

Sim, é possível. Contudo, esses tratamentos são pouco habituais, estando apenas recomendados em situações bastante simples.

Em grande parte dos casos, é necessário colocar os alinhadores na parte inferior e superior dos dentes para que a oclusão entre as duas arcadas ocorra corretamente.

É um tratamento doloroso?

O tratamento com alinhadores invisíveis não está isento de dor e desconforto. Em todo o caso, essas dores são, em geral, menos intensas do que as sentidas com os aparelhos de metálicos, sendo que também desaparecem assim que os dentes se adaptam ao uso e troca de alinhadores. 

imagem do aparelho invisível colocado
Paciente com o alinhador invisível colocado

Existem contraindicações?

A maior contraindicação está naqueles pacientes que sentem que não terão comprometimento diário de usar este aparelho durante, pelo menos, 22 horas. 

Para além disso, este tratamento só deve ser realizado em pacientes sem qualquer problema dentário e uma saúde oral irrepreensível. 

Quanto tempo demora o tratamento?

O período é muito variável e isso depende, em muito, da complexidade do caso. Geralmente, os resultados começam a aparecer assim que se coloca o primeiro alinhador, sendo que o tratamento dura em média 12 meses.

São necessárias quantas consultas?

Tal como no ponto anterior, o número de consultas necessárias está ligado à dificuldade de cada situação, ou seja, há casos que necessitam de uma monotorização mensal e outros que são resolvidos em 5 consultas presenciais no consultório do Médico Dentista.

Qual é o preço do aparelho invisível?

O preço do tratamento varia mediante complexidade de cada caso, do número de alinhadores que serão necessários para que este fique concluído, bem como da marca de alinhadores que o paciente escolher.

O intervalo de valores fica entre os 3000 e os 5000 euros. 

Se quiser um orçamento ajustado ao seu caso, faça o seguinte Quiz e tenha acesso a essa informação, de forma simples e descomplicada, em menos de 1 minuto.

Faça o Quiz

Conclusão 

Será que vale a pena apostar no aparelho invisível? A resposta é sim! O maior entrave seria apenas o preço. Em todo o caso, já começam a existir opções mais amigas para a sua carteira.

Como já teve a oportunidade de perceber, as vantagens acabam por superar as desvantagens.

Nos dias que correm, este é o tratamento ortodôntico esteticamente mais atrativo e confortável. E, além disso, é extremamente eficaz.

Ficou com mais alguma dúvida? É sempre possível.

Se for o caso, está à vontade para a deixar em comentário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais