Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

O que é o Aparelho Lingual? – para que serve, as vantagens e quanto custa?

imagem de paciente com aparelho lingual

Existem várias possibilidades que permitem que corrija o alinhamento do seu sorriso sem que ninguém perceba que está em tratamento ortodôntico. Por exemplo, há três hipóteses de aparelhos estéticos: os alinhadores invisíveis, os brackets estéticos e o aparelho lingual.

Hoje vamos falar-lhe da última opção.

Sabe o que é e em que consiste? Quer saber qual o valor aproximado deste tipo de tratamento? 

Então, leia o artigo e conheça todos os pormenores sobre o aparelho lingual.

Aparelho lingual: o que é? 

O aparelho lingual é uma alternativa aos aparelhos dentários metálicos tradicionais e são ideais sobretudo para pacientes que desejam alinhar o sorriso de forma discreta e eficaz. 

No aparelho lingual, o bracket é colocado na parte interna do dente, na face que está voltada para a língua. 

Na ortodontia lingual, recorre-se a brackets prototipados, que são feitos à medida do dente de cada paciente, com as bordas bastante arredondadas e uma espessura reduzida, de forma a não interferir com a dicção nem magoar a língua.

O aparelho lingual tem os mesmos elementos que o metálico convencional só que, estando na parte de trás do dente, é praticamente invisível.

Ao contrário do que possa parecer, é um tratamento bastante confortável e invisível, fazendo com que ninguém perceba que está em tratamento ortodôntico. 

Por ser uma solução muito discreta, é um tratamento muito procurado pelos pacientes.

Quem pode usar?

Cada caso deve ser sempre analisado por um Médico Dentista Ortodontista, que aconselhará o paciente para o melhor tratamento. 

Na Ortodontia, existem várias soluções que permitem corrigir o alinhamento dentário que vão ao encontro das necessidades, exigências e possibilidades de cada paciente.  

A ortodontia lingual pode ser ideal caso os brackets metálicos sejam um problema para si e valorize a vertente estética.

Para pessoas que tocam instrumentos de sopro e que praticam desportos de combate, cujos brackets convencionais condicionem, a ortodontia lingual também poderá ser uma solução viável.

O aparelho lingual consegue corrigir o mesmo tipo de problemas que o aparelho metálico convencional, mas pode não ser o tratamento ideal para alguns pacientes.

Por exemplo, não se aconselha colocar aparelho lingual em pessoas que sofrem de mordidas profundas, uma vez que estas são mais propensas com os brackets, que tendem a sair com maior frequência.

O ideal é que consulte um Médico Ortodontista, para que lhe faça uma avaliação oral e um estudo ortodôntico, de forma a que encontre e aconselhe a melhor solução de acordo com a sua situação.

Tendo em conta que existem várias opções, os pacientes devem ponderar os prós e contras de cada tratamento e escolher, em conjunto com o Médico Dentista Ortodontista, a melhor solução. 

Marcar Consulta

Médico Dentista a falar com o paciente

Quais são as vantagens de escolher este aparelho?

A principal vantagem da utilização deste aparelho está relacionado com a estética. Por estar “escondido”, na parte não exposta do dente, é impercetível a qualquer pessoa.

Outro aspeto que torna este tratamento vantajoso está relacionado com o facto de ser possível fazer um acompanhamento mais real da evolução da movimentação dentária.

Como o aparelho está na parte do dente voltada para a língua, o paciente pode ver o alinhamento dentário, sem qualquer obstáculo visual. Isso acaba por ser motivador para os pacientes, que veem uma evolução constante dos resultados.

Outra das vantagens do aparelho lingual é que é um tratamento bastante confortável para os pacientes.

Para além de tudo isto, o aparelho lingual acaba por ter resultados igualmente eficazes, quando comparado com o aparelho metálico convencional, e é uma ótima solução para quem quer corrigir problemas de alinhamento dentário sem comprometer a estética do sorriso. 

imagem de uma maquete de uma maquete de um aparelho lingual
Formato do aparelho lingual

O aparelho lingual causa problemas de dicção?

O aparelho lingual é feito com uma espessura reduzida, de forma a evitar interferir com a dicção.

Pode acontecer que, no início do tratamento, os pacientes sintam uma alteração no posicionamento da língua que pode afetar a dicção mas, com o passar do tempo, esse desconforto desaparece. 

Esta alteração na dicção pode também estar relacionada com o tipo ou marca de brackets, pelo que é muito importante que fale com o seu Médico Dentista Ortodontista antes do tratamento e questione sobre a possibilidade de este aparelho interferir com o seu dia-a-dia.

Aparelho lingual: qual o preço? 

O custo do tratamento com aparelho lingual varia de acordo com alguns fatores. A duração do tratamento ou a complexidade do caso podem determinar o valor a pagar pelo aparelho lingual. Contudo, de forma geral, é possível alinhar o seu sorriso com a ortodontia lingual por um valor a rondar os 5000 euros.

É mais caro?

O aparelho lingual é habitualmente mais caro do que o aparelho convencional. O processo de aplicação dos brackets linguais é mais delicado e demorado e, por isso, este é um tratamento mais dispendioso.

Para além disso, este é um tratamento que acaba por ser muito personalizado, com brackets prototipados feitos à medida do dente do paciente.

Como higienizar o aparelho lingual? Que cuidados se deve ter?

A higienização de qualquer aparelho dentário fixo deve ser feita cuidadosamente. Os aparelhos linguais, por terem mais propensão a acumular comida, devem ser alvo de atenção redobrada e o paciente deve recorrer a utensílios específicos, tais como: escova ortodôntica, fio dentário, escovilhão e passa fios

O primeiro passo é escovar os dentes, com movimentos circulares, passando a escova por todas as faces do dente: a face que está voltada para fora, a que está voltada para a língua e a face superior, que faz a função mastigatória.

Depois de passar a escova em todos os dentes, em todas as faces, deve passar para o uso do escovilhão interdentário, para aceder às áreas mais complicadas a que a escova não chegou. 

A seguir, vem a passagem do fio dentário. Para fazer a passagem do fio dentário e ajudar a colocar o fio entre os dentes, deve-se utilizar um passa fios. Deve passar o fio dentário entre todos os dentes.

Imagem da utilização do fio dentário
A utilização de fio dentário nunca deve ser esquecida

Conclusão 

A correção dentária pode ser feita de várias formas e de acordo com o gosto e necessidades do paciente.

A ortodontia lingual surge como uma opção estética, muito interessante para quem precisa de corrigir o alinhamento dentário, mas não quer que os brackets fiquem visíveis. 

Como desvantagem, destaca-se o custo deste tratamento, que é mais dispendioso quando comparado com outros tipos de aparelhos dentários, como o metálico convencional. 

Está a pensar avançar para este tratamento?

Pode marcar uma consulta de avaliação numa das nossas clínicas para que encontre a melhor solução para o seu caso. 

É fundamental que procure aconselhamento com um Médico Dentista Ortodontista, que fará um estudo completo e poderá indicar-lhe o melhor tratamento para si.

Marcar Consulta

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais