Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Aparelho Dentário ?

Preço do tratamento de Aparelho Dentário ?

logo principal AngelSmile

Aparelho Dentário

Arcada Dentária: tudo o que precisa de saber sobre a classificação dos dentes

imagem de uma paciente a sorrir

Os dentes que constituem a nossa arcada dentária têm um papel específico no nosso dia-a-dia. 

A perda de um único dente ou uma má oclusão dentária podem comprometer tarefas diárias da sua rotina. 

É, por isso, muito importante que, caso a sua arcada dentária não seja a ideal, procure um Ortodontista para avaliar o seu caso e procurar uma solução eficaz.

Neste artigo, vamos falar-lhe de como deve ser a sua arcada dentária e da função que deve ter cada dente na sua boca.

Vamos a isso?

O que é a Arcada Dentária?

A Arcada Dentária é o conjunto de dentes de uma pessoa. A nossa boca é feita de vários elementos e os dentes representam uma parte importante no nosso dia-a-dia e em vários processos. Os nossos dentes têm impacto estético, mas são também fundamentais na função da boca, sobretudo no que diz respeito à alimentação. Em boca, temos vários tipos de dentes, com funções diferentes.

Quantos dentes possui a arcada dentária de uma criança?

A dentição começa a surgir por volta dos 6 meses (decíduos, conhecidos por dentes de leite). Uma criança tem, ao todo, 20 dentes em boca (10 na parte de cima, 10 na parte de baixo), temporários, que irão cair por volta dos 6 / 7 anos.

Nessa fase, crescem os dentes permanentes para formarem a arcada completa. 

E de um adulto?

Depois de caírem os dentes decíduos, surge a dentição permanente, que deverá ficar completa na adolescência e que acompanhará a pessoa durante toda a vida. Ainda assim, as arcadas dentárias não possuem sempre o mesmo número de dentes. Pode ter havido extrações ao longo da vida ou, em alguns casos, alguns dentes podem não ter nascido. Isto acontece sobretudo nos últimos molares ou nos sisos

Habitualmente, uma arcada dentária chega aos 32 dentes, estruturados da seguinte forma: 

  • 8 incisivos;
  • 4 caninos;
  • 8 pré-molares; 
  • 12 molares.

Imagem de paciente com prótese dentária

Arcada dentária numerada

De forma a representar graficamente todos os dentes, existem 3 tipos de numeração dos dentes da arcada dentária:

  • O sistema universal de numeração de dentes;
  • Sistema de numeração de dentes Palmer;
  • Sistema de numeração de dentes FDI.

A mais habitual (e a que utilizamos na AngelSmile) é a nomenclatura desenvolvida pela Federação Dentária Internacional. A forma de o fazer é muito simples: dividem-se os dois maxilares (superior e inferior) em dois, de forma a subdividir em quadrantes.:

  • Quadrante 1: Maxilar superior direito;
  • Quadrante 2: Maxilar superior esquerdo;
  • Quadrante 3: Maxilar inferior esquerdo;
  • Quadrante 4: Maxilar inferior direito.

Na nomenclatura da Federação Dentária Internacional, o primeiro algarismo corresponde ao quadrante e o segundo ao número do dente.

Tipos de dentes e as suas funções 

Na arcada dentária, como referimos acima, existem habitualmente 32 dentes, divididos em 4 categorias: incisivos, caninos, pré-molares e molares (onde se incluem os dentes do siso). Cada uma delas tem uma função específica e auxiliam-nos em aspetos fundamentais da rotina diária, como na alimentação e na fala. 

Incisivos

Os oito dentes frontais dos maxilares superior e inferior são chamados de incisivos: 4 estão em cima, 4 e baixo. A função principal destes dentes é cortar os alimentos. Os dois dentes frontais de cada maxilar são chamados de incisivos centrais e os outros dois são referidos como incisivos laterais.

imagem de dentes incisivos

Caninos

Em toda a boca, ao lado dos dentes incisivos, existem 4 dentes caninos: dois na parte superior e dois na parte inferior. Estes são dentes pontiagudos e servem para cortar e rasgar os alimentos.

Pré Molares

São 8 os pré-molares que existem em boca (dois em cada quadrante) e são os dentes que estão depois dos caninos. Servem para esmagar os alimentos que comemos.

Molares

Os últimos dentes em boca são conhecidos como Molares. São dentes mais largos do que os restantes e são os dentes que moem os alimentos. Cada quadrante tem 3 molares, o que perfaz 12 em toda a boca. O primeiro dente depois dos pré-molares é denominado de Primeiro Molar, o seguinte é o Segundo Molar e o último é o Terceiro Molar (habitualmente conhecido como Dente do Siso).

Dente do Siso

Nem todas as pessoas desenvolvem o Terceiro Molar ou Dente do Siso. São os últimos dentes a nascer na dentição adulta. Isso acontece, geralmente, entre os 17 e os 25 anos de idade. 

imagem do Médico Dentista a apontar onde fica localizado o dente do siso
Localização do dente do siso

Partes que compõe um dente

A estrutura dentária é mais complexa do que parece e devemos procurar manter a saúde de todos os elementos. 

Um dente é constituído pela raíz e pela coroa. 

Coroa

A coroa diz respeito à parte superior do dente e, normalmente, é a única parte visível. Cada tipo de dente tem um formato de coroa diferente, dependendo da função do próprio dente. 

Raíz

A raíz é a parte que está escondida sob a gengiva e o osso alveolar. É o que faz com que o dente fique preso no osso. 

Esmalte, dentina, polpa dentária e terminações nervosas

O esmalte é a camada externa, que cobre e protege cada dente, e que está em contacto com os alimentos ou saliva. É muito duro e não é regenerável, daí a importância de o manter intacto com uma boa higiene oral. A perda do esmalte, seja pela consequência de cáries ou outro tipo de desgaste, faz com que cause sensibilidade e os dentes fiquem mais finos, transparentes ou amarelados e a dentina fique exposta. 

A dentina fica logo por baixo do esmalte e não é tão dura quanto este. É a camada que separa a camada externa e dura da polpa dentária, que contém os vasos sanguíneos e os nervos. 

Quando o esmalte se desgasta, o quente ou o frio passa pelos tubos microscópicos da dentina, chegando à polpa e causando a tal sensibilidade ou dor. 

A polpa dentária é, como já foi referido, constituída por vasos sanguíneos e terminações nervosas, e é a parte viva do dente. Quando a cárie dentária chega à polpa dentária sente-se, normalmente, dor e, na maior parte das vezes, é irreversível, ou seja, é necessário tratamento endodôntico (tratamento do canal radicular ou desvitalização) ou, em situações mais extremas, exodôntico (retirar o dente).

https://angelsmile.com.pt/wp-content/uploads/2021/06/Composição-do-dente.png
Dente (composição)

Tipos de Arcadas dentárias e Maloclusões

O seu tipo de mordida influencia várias componentes do seu dia-a-dia, como a mastigação, respiração, deglutição e até a fala. Dentes desalinhados podem causar outros problemas e podem interferir na qualidade de vida. É por isso importante que conheça o seu caso e procure solução junto do seu Ortodontista. Conheça os vários tipos de arcadas dentárias e as maloclusões.

Arcada Dentária Perfeita

Uma mordida correta acontece quando os dentes de cima e os dentes de baixo ocluem de forma perfeita. Isto significa que, quando trincamos, os dentes devem estar alinhados e encaixados (os superiores com os inferiores), com os dentes de cima um pouco mais à frente. Quando isso não acontece, existe uma maloclusão. 

Mordida Cruzada

mordida cruzada acontece quando os dentes do maxilar superior encaixam por dentro dos do maxilar inferior. Na mordida cruzada, os dentes superiores não ficam ligeiramente à frente dos inferiores.

imagem de um caso de Mordida Cruzada
Um caso de Mordida Cruzada

Mordida Aberta

A mordida aberta existe quando os dentes do maxilar superior não conseguem contactar com os do maxilar inferior, não ocluindo. O que acontece normalmente na mordida aberta é que, na oclusão, os dentes incisivos não estão em contacto entre si, havendo um espaço entre os superiores e os inferiores.

imagem de um caso de mordida aberta
Um caso de mordida aberta

Mordida Profunda

A mordida profunda acontece quando os dentes do maxilar superior cobrem ou se sobrepõem, de forma exagerada ou total, aos dentes inferiores. Se os dentes inferiores não ficarem visíveis aquando da oclusão, e estiverem tapados pelos superiores, é possível que se trate de uma mordida profunda.

imagem de um caso de mordida profunda
Um caso de mordida profunda

Apinhamento Dentário

O apinhamento dentário acontece quando os dentes estão empilhados ou amontoados. Normalmente, está relacionado com o facto de a arcada dentária ser demasiado pequena para os dentes existentes em boca. 

imagem de um caso de apinhamento dentário
Um caso de apinhamento dentário

Outras Maloclusões

Para além das referidas acima, existem outras maloclusões que devem ser corrigidas. O desvio da linha média e os diastemas são outros exemplos. 

Quando o centro da arcada superior e o centro da arcada inferior não estão alinhados existe um desvio da linha média. 

Já os diastemas são espaços, maiores do que o normal, que podem surgir entre os nossos dentes. 

Perda de um dente na arcada dentária

A perda de um dente na arcada dentária pode levar a diversos problemas na fala ou na mastigação e pode propiciar a queda de outras peças dentárias. Quando se remove um dente e não se coloca um implante de forma imediata, esse espaço vai sendo ocupado pelos dentes adjacentes, que vão inclinando.

A substituição de dentes perdidos é fundamental, não só por motivos estéticos, mas sobretudo por questões funcionais.

Correção na Arcada Dentária

Corrigir dentes desalinhados ou maloclusões, como referido acima, é fundamental para promover a estética e a qualidade de vida. A correção ortodôntica do sorriso pode ser feita em qualquer idade e atualmente existem várias soluções para conseguir um sorriso bonito e saudável.

ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária responsável por corrigir problemas de posicionamento dentário e dos maxilares. Existem vários tipos de aparelhos dentários, que se dividem em dois grandes grupos: aparelhos fixos e aparelhos removíveis.

Aparelho Dentário Fixo

Dentro dos aparelhos dentários fixos, temos os metálicos e os estéticos. Nos metálicos, existem os aparelhos convencionais e os autoligados. Nos estéticos, existem os aparelhos ortodônticos de cerâmica ou safira e os aparelhos linguais. 

imagem de um aparelho dentário metálico
Aparelho dentário metálico

Aparelho Dentário Removível

Nos aparelhos removíveis, encontramos os aparelhos ortopédicos e os alinhadores.

imagem dos alinhadores do aparelho invisível
Alinhadores invisíveis

Conclusão

Um sorriso harmonioso e saudável é fundamental para uma vida equilibrada. Por essa razão, em alguns casos, é fundamental recorrer a tratamento ortodôntico para ficar com o sorriso perfeito. 

É fundamental, acima de tudo, que procure aconselhamento junto do seu Médico Dentista para conhecer a melhor solução para o seu caso. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Imagem de paciente a ranger os dentes (bruxismo)

Tudo sobre o Bruxismo: o que é, quais são os sintomas e como tratar?

O bruxismo é uma atividade involuntária pode trazer várias complicações na boca. Fique a saber como deve enfrentar este problema.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.