Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Problemas na Articulação Temporomandibular (ATM) – que perigos apresentam? Sintomas, Causas, Como Tratar?

imagem de paciente a queixar de distúrbio na articulação temporomandibular

A sua mandíbula trava e sente que se desloca? As dores de cabeça ou na zona dos ouvidos são frequentes? Talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas é provável que sofra de algum problema ligado à Articulação Temporomandibular. 

As disfunções nesta articulação são muito mais comuns do que se imagina e, portanto, é muito importante que leia este artigo com atenção e tire todas as suas dúvidas. 

Perceba quais são as causas, os sintomas e que perigos corre caso não trate esta patologia.

Vamos a isso?

O que é a Articulação Temporomandibular (ATM)?

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação responsável por mover a mandíbula inferior durante a mastigação ou a fala. 

Esta fica localizada em frente à estrutura da orelha, nas laterais da cabeça, e tem como função conectar a mandíbula ao crânio (osso temporal).

Na realidade, cada pessoa tem 2 articulações temporomandibulares, uma em cada lado do rosto. 

Trata-se de articulação sinovial e complexa, muito semelhante ao joelho e quadril, que permite realizar vários tipos de movimentos, tanto verticais como horizontais. 

A ATM é composta por osso, bem como por ligamentos, menisco e também musculatura. 

Como funciona esta articulação?

A ATM é uma das articulações mais complexas do nosso corpo. Sempre que alguém abre e fecha a boca e/ou move a mandíbula, está a usar a articulação temporomandibular. 

Esta funciona tal e qual uma dobradiça. 

Para que isso seja possível, os músculos da mastigação são também utilizados na realização de movimentos deslizantes e articulados. 

O que é a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM)?

A disfunções da articulação temporomandibular, normalmente abreviadas para DTM, são desordens músculo-esqueléticas muito comuns, que podem ser divididas entre:

  • Problemas que afetam os músculos que estão ao redor da articulação;
  • Problemas que atingem os ossos e a cartilagem da articulação. 

Existem, sobretudo, 2 situações que acontecem com bastante frequência: 

  1. Desordem mandibular temporal miofacial: tem origem por tensão, fadiga ou espasmos dos músculos mastigatórios. 
  2. Desarranjo articular temporomandibular interno: resulta da ruptura ou deslocamento do disco dentro da articulação.

Estes distúrbios causam, por norma, dor na articulação da mandíbula, bem como nos músculos que controlam estes movimentos. 

Imagem de um paciente com dor na articulação temporomandibular

O maxilar fica deslocado?

Sim, pode ficar. E é muito mais frequente do que se imagina.

Nestes casos, a pessoa não consegue fechar a boca e é provável que a mandíbula fique torcida para um dos lados. 

Isso acontece quando o côndilo – uma saliência arredondada do osso da mandíbula – se move do devido lugar na ATM e fica preso em frente a uma secção óssea. 

A abertura excessiva da boca, quando se boceja, por exemplo, é o principal motivo deste deslocamento. Ainda assim, também pode acontecer devido a lesão. 

Esse deslocamento é conhecido por luxação da mandíbula e, em grande parte dos casos, requer assistência médica de urgência no hospital ou no Médico Dentista.

Em nenhuma circunstância, deve tentar reposicioná-la em casa.

São mais as mulheres que sofrem deste problema?

De acordo com um estudo realizado em Portugal, 90% dos casos afetam as mulheres. Ainda assim, o motivo pelo qual isso acontece ainda não está completamente esclarecido. 

Ao que tudo indica, as diferenças hormonais podem ser um fator a ter-se em conta, uma vez que a DTM é mais frequente em mulheres em idade fértil – numa altura em que os níveis de estrogénio e progesterona são mais elevados. 

Por isso mesmo, vários investigadores têm-se concentrado em analisar os receptores de estrogénio no cérebro, tal como no tecido da mandíbula. 

A DTM é perigosa? Que riscos apresenta?

Os distúrbios da ATM não são fatais, nem nada que se pareça, mas, se não forem tratados, podem gerar enorme desconforto e tensão. 

Além do mais, está provado que quem desenvolve dor crónica tem uma probabilidade acrescida de sofrer de ansiedade e depressão.

Quais são os sintomas?

O distúrbios da ATM podem provocar vários sintomas com os quais lida no dia a dia, sem nunca os ter associado a esta patologia. Os mais comuns são os seguintes: 

  • Zumbido nos ouvidos;
  • Tontura;
  • Dor na mandíbula;
  • Dor de cabeça (bem parecida às enxaquecas);
  • Não consegui abrir bem a boca;
  • Dor no pescoço;
  • Mandíbula a ranger ou com som de clique;
  • Dificuldades a mastigar;
  • Dor em uma ou nas duas articulações temporomandibulares;
  • Dor ao bocejar ou quando se abre muito a boca.

É comum causar dores intensas?

Os distúrbios da ATM podem provocar um desconforto minimamente “suportável” e progredir até dores lancinantes e quase insuportáveis – sobretudo, quando ainda não se conhece a causa que está por detrás do problema. Estas dores podem começar subitamente ou terem início de forma suave, tornando-se, depois, mais intensas. 

imagem de paciente com dor na boca

Quais são as causas?

Identificar a causa para a DTM é uma tarefa praticamente impossível, já que este é um problema multifatorial. Ainda assim, parece haver uma clara associação com os seguintes fatores: 

  • Desalinhamento dos dentes (má oclusão);
  • Acidentes e quedas com implicação da mandíbula;
  • Stress e ansiedade;
  • Má postura;
  • Roer as unhas;
  • Mascar pastilha elástica com muita frequência;
  • Bruxismo (ranger os dentes).

imagem de pessoa que sofre de bruxismo
O ranger dos dentes é um dos sintomas mais frequentes dos distúrbios da ATM

Além disso, esta também pode surgir devido a doenças sistémicas, como é o caso da artrite reumatóide, fibromialgia e o cancro. 

No fundo, os distúrbios da ATM podem ter lugar quando: 

  1. O disco desgasta-se ou fica desalinhado;
  2. A artrite danifica a cartilagem da articulação;
  3. A junta fica danificada por causa de um golpe ou outro acidente.

Como é feito o diagnóstico?

De momento, ainda não existem testes específicos para deteção deste problema. 

Ainda assim, é muito importante analisar o histórico clínico do doente e realizar tanto exames físicos como exames laboratoriais cuidados. 

Caso o Médico ou Médico Dentista suspeite de algum possível problema, é provável que sejam recomendados os seguintes exames:

  • Raio-X – para examinar dentes e mandíbula;
  • Tomografia computadorizada – para examinar os ossos da articulação;
  • Ressonância magnética – para avaliar possíveis problemas com o disco da articulação ou tecidos moles circundantes.

Imagem de um médico dentista a analisar um raio-x

Que médico especialista deve procurar?

Se tem algum dos sintomas, procure um Médico Dentista para avaliar a sua situação. Este profissional fará o devido diagnóstico e procederá ao tratamento. 

Os casos mais complexos são encaminhados para o médico especialista em Cirurgia Maxilo-Facial

Qual a ligação do ATM com o bruxismo?

O DTM e o bruxismo são disfunções diferentes, mas podem estar ligadas. Na realidade, alguns estudos apontam que o bruxismo pode ser causado por DTM, mas que este também pode originar ou piorar a DTM. 

Como tratar a Disfunção da Articulação Temporomandibular? 

Para grande parte das pessoas, o desconforto provocado pela ATM desaparece ao fim de algum tempo, por si só.

Na realidade, os tratamentos não invasivos são sempre o primeiro caminho para o tratamento. O ultrassom, o laser e a eletroestimulação são utilizado com frequência.

Além disso, os protetores bucais (goteiras) são amplamente recomendados para sintomas moderados de ATM. Estes dispositivos, se forem bem ajustados e personalizados, podem ter efeitos muito positivos.

A estratégia de tratamento concentra-se, acima de tudo, em reduzir os sintomas e a melhorar a função. Por isso, são geralmente usadas diferentes opções terapêuticas.

Para melhores resultados, os problemas relacionados com a ATM devem ser tratados, de forma coordenada, pelo Cirurgião Maxilofacial e Médico Dentista. Em certos casos, também pode fazer sentido envolver o fisioterapeuta e o psicólogo neste processo. 

Tem cura?

Nos tempos que correm, ainda não existe cura definitiva para muitos casos de DTM. Ainda assim, com os tratamentos adequados – e ajustados à causa – é possível minimizar os sintomas de forma muito eficaz. 

A cirurgia é a única solução?

A cirurgia deve ser realizada quando os tratamentos mais conservadores não ajudam a reduzir os sintomas. Estima-se que isso aconteça em cerca de 5% dos casos.

Estas são as cirurgias mais comuns: 

  • Artrocentese;
  • Artroscopia;
  • Abordagem aberta da articulação.

Que alternativas existem?

Existem algumas técnicas menos convencionais que podem ajudar. A acupunctura ou os exercícios de relaxamento, que visam controlar a tensão muscular da mandíbula, são alguns dos exemplos.  

Mais recentemente, também começou-se a aplicar toxina botulínica (botox) na articulação.  

Quando esta é administrada, tem a capacidade de interromper a comunicação entre os músculos e os nervos. Assim sendo, pode ajudar a “paralisar” as dores provocadas por este problema. 

O tratamento da DTM pode ser também realizado, por exemplo, com recurso à ortodontia e odontologia restauradora. 

Aliás, em certos casos, as restaurações protéticas e a colocação de próteses fixas e implantes dentários podem fazer todo o sentido.

Na AngelSmile contamos com especialistas capazes de fazer o diagnóstico e realizar o melhor acompanhamento para quem sofre desta patologia. 

Marcar Consulta

Pode ser prescrita medicação?

É muito comum os especialistas recomendarem a utilização de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares e, em alguns casos, antidepressivosanticonvulsivantes

imagem de uma embalagem de ibuprofeno
O ibuprofeno é, muitas vezes, utilizado para diminuir as dores

A fisioterapia é uma boa aliada?

A fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação na articulação, ao mesmo tempo que vai melhorando o movimento e a função da ATM.

Para isso, privilegia-se o relaxamento, o alongamento e a liberação dos músculos.  

Além do mais, as sessões de fisioterapia podem ser muito importante na recuperação da cirurgia da ATM, uma vez que minimizam a formação de tecido cicatricial e tensão muscular. 

Tratamento caseiro

Em casa, há algumas coisas que pode fazer para aliviar os sintomas mais leves relacionados com as disfunções da ATM. Estas são: 

  • Terapia de calor e gelo: para ajudar a reduzir inflamação da mandíbula;
  • Tomar medicamentos antiinflamatórios de vendas livre: para ajudar a lidar com a dor e reduzir a inflamação;
  • Comer alimentos macios. 

A DTM pode ser prevenida?

É difícil prever o aparecimento dos distúrbios da ATM. Em todo o caso, é muito importante que tenha em atenção alguns comportamentos.

Fique agora com alguns conselhos:

  • Não masque pastilhas elásticas com muita frequência;
  • Não mastigue apenas de um lado. 
  • Evite cerrar os dentes;
  • Controle os seus níveis de stress e ansiedade
  • Faça consultas periódicas no Médico Dentista e no Cirurgião Maxilofacial. 

Conclusão

Os zumbidos, a dor de cabeça e o desconforto na mandíbula são alguns dos indicadores de que pode estar com algum distúrbio relacionado com a ATM. 

É o seu caso? Então é fundamental procurar ajuda especializada. 

Não deixe arrastar esse problema porque, a cada dia que passa, pode estar a agravar a sua situação. 

O tratamento deve ser planeado, de forma coordenada, pelo Médico Dentista e Cirurgião Maxilofacial. Se assim for, tem uma grande probabilidade de conseguir controlar os sintomas. 

Gostou deste artigo? Tiramos todas as suas dúvidas?

Caso tenha ficado com mais alguma, está à vontade para a deixar em comentário. Ou então, contacte-nos, se preferir.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais