Um sorriso mais branco é, muitas vezes, sinónimo de maior confiança. Mas nem sempre uma boa escovagem é suficiente que para os seus dentes fiquem tão bonitos como gostaria. Se assim for, o branqueamento dentário pode ser a solução que está à procura.
Mas será que este é um tratamento seguro e que funciona? Tire todas as suas dúvidas sobre este assunto neste artigo que preparamos para si.
E saiba ainda as quais são causas que levam aos escurecimento do seus dentes…
Vamos a isso?
O que é o branqueamento dentário?
A escovagem e a utilização de fio dentário são meio caminho andado para que se consiga um sorriso bonito e saudável, mas nem sempre resolvem todos os problemas.
Por exemplo, é bastante comum encontrar-se pessoas que não estão satisfeitas com o tom dos seus dentes, seja porque estes perderam brilho ou estão amarelados.
Para esses casos, saiba que existe uma solução que é bastante simples. Falamos então dos branqueamentos dentários. Estes são tratamentos que permitem corrigir as alterações da cor dentária, que podem acontecer por diversos motivos.
Esta é uma técnica na qual um um gel branqueador penetra na superfície dentária, libertando moléculas que levam à descoloração dos dentes, tornando-os mais claros.
E quer saber o melhor de tudo? Não alteram, nem danificam as estruturas naturais dos dentes.
Este é o tratamento ideal para aquelas pessoas que têm dentes saudáveis, mas gostavam que estes fossem mais brancos e brilhantes.
Na verdade, o branqueamento tem a capacidade de dar outra vida aos dentes, tornando-os mais luminosos. O resultado é, em grande parte dos casos, muito eficaz.
Como pode ser feito?
O branqueamento dentário pode ser feito de duas maneiras diferentes: em casa ou no consultório.
Em casa
Neste tratamento é utilizada uma goteira, feita à medida do paciente, na qual é depois aplicado um gel branqueador. Trata-se de uma intervenção mais gradual, ou seja, os resultados não são visíveis no imediato. Ainda assim, os efeitos a longo prazo tendem a ser mais duradouros.
Nestes casos, é normalmente recomendado que opte por usar a goteira durante a noite, enquanto dorme, o que permite uma maior comodidade.
O branqueamento em casa é um procedimento bastante seguro. O importante é que siga todos os conselhos deixados pelo seu Médico Dentista.
Em geral, tem a duração de 15 dias.
No Dentista
Quando o branqueamento é realizado no dentista, os resultados são instantâneos.
A técnica consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes. Este é ativado com recurso a uma luz laser.
Além disso, é necessário isolar-se todos os tecido moles, para que esse gel possa atinja apenas essa zona.
O ‘ingrediente ativo’ é, normalmente, peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida. Ao passo que este agente é decomposto, o oxigénio penetra no esmalte dos dentes, tornando a cor do dente fica mais clara.
É bem possível que consiga atingir os resultados que deseja numa sessão única, com uma duração máxima de 1 hora. Ainda assim, isso varia de pessoa para pessoa, mediante a tonalidade dos dentes.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]
O que o branqueamento dentário contribui para a alteração da cor dos dentes?
São vários os fatores que podem tornar os seus dentes mais escuros, manchados e, portanto, esteticamente menos atraentes:
Alimentação
Alguns produtos muito adorados pelas pessoas, como o café, o chá e o vinho tinto são potenciais causadores de manchas nos dentes, uma vez que são constituídos por pigmentos de cores intensas, que se fixam no esmalte do dente.
Fumar
Os malefícios do tabaco são bem conhecidos por todos, sendo a maior causa evitável de morte no mundo. Além disso, na sua composição encontram-se dois produtos químicos que criam manchas permanentes: o alcatrão e a nicotina.
Higiene oral pouco cuidada
Se não escovar os dentes com dedicação, o mais provável é que a placa dentária se acumule e as manchas apareçam. Além disso, não se esqueça de passar o fio dentário, pelo menos uma vez por dia.
Certos medicamentos
Alguns antibióticos, anti-histamínicos, antipsicóticos e anti-hipertensivos podem levar ao escurecimento dos dentes, bem como a quimioterapia e tratamentos com radioterapia na cabeça e pescoço.
Envelhecimento
Os dentes vão escurecendo, de forma gradual, conforme o avançar da idade. Isso acontece porque a camada externa do dente vai-se desgastando com o tempo e, desta forma, a dentina fica exposta.
Trauma dentário
Em certos casos, quando algum dente é agredido, por exemplo através de uma queda, este pode mudar de cor porque reage a essa lesão depositando mais dentina – uma camada mais escura que está sob o esmalte.
Genética
Aqui não há volta a dar. Algumas pessoas têm o esmalte mais branco e brilhante do que outras.
Algumas doenças
Há certas doenças que enfraquecem o esmalte e a dentina e que podem levar à descoloração dos dentes. Para além disso, existem algumas infeções, que aparecem em mulheres grávidas, que também podem ter implicações na cor dos dentes dos filhos, uma vez que afetam o desenvolvimento do esmalte.
Flúor em demasia
O excesso de fluor, seja por questões ambientais (pode estar presente na água que se bebe), ou pelo uso exagerado de colutórios, pastas de dentes e suplementos que contêm este mineral, pode causar a descoloração dos dentes.
Existem contraindicações para o branqueamento dentário?
Antes de realizar um braqueamento, é muito importante que marque uma consulta no Médico Dentista para se avaliar a saúde da sua boca.
Este tratamento é recomendado apenas em pessoas que tenham dentes saudáveis e nenhum problema dentário.
Acima de tudo, é fundamental que não existam este tipo de problemas:
- Cáries dentárias e lesões associadas;
- Sensibilidade dentária extrema;
- Dentes que foram alvo de grandes restaurações.
Quanto tempo dura o branqueamento dentário?
A durabilidade de um branqueamento dentário depende de muitos fatores, entre os quais a higiene oral, a alimentação e os hábitos tabágicos. Em pessoas saudáveis, por exemplo, pode durar vários anos.
Além disso, é possível repetir esta intervenção.
Produtos de branqueamento dentário de venda livre
Ao comprar produtos de venda livre pode estar a cometer um grande erro!
Nem tudo o que se vende na internet é bom e eficaz. Não confie em promessas milagrosas. Informe-se sobre isso e tome uma decisão ponderada e correta.
Neste caso, importa dizer que boa parte dos branqueadores de venda livre têm uma forma de atuação que pode implicar alterações graves e irreversíveis na estrutura dentária. Este é um efeito secundário que vai querer muito evitar.
Sendo assim, a melhor opção é aconselhar-se com o seu Médico Dentista, que é a pessoa mais capacitada para o ajudar nestas questões.
Um branqueamento seguro e eficaz é aquele que é feito com supervisão de um profissional.
Conclusão
O branqueamento dentário é um tratamento dentário muito procurado pelos pacientes que terem ter dentes mais brancos.
Pode ser realizado em casa ou no consultório do Médico Dentista e, em ambos os casos, é um procedimento seguro e extremamente eficaz.
Existem algumas contraindicações para a realização do branqueamento. Por isso, é fundamental que marque uma consulta no Médico Dentista de forma a avaliar o estado da sua saúde oral. Não corra riscos!
Este guia foi útil para si? Ou ainda continua com dúvidas?
Comente em baixo se está a pensar em fazer esta intervenção ou entre em contacto se precisar de mais informações. Teremos todo o gosto em ajudar.