O bruxismo é o ato de ranger, pressionar e os dentes e acontece sobretudo durante o sono.
Esta atividade involuntária pode trazer várias complicações como o desgaste dos dentes e o aparecimento de disfunções maxilares.
Tem este problema ou desconfia que pode ter?
Então, este artigo pode ser muito útil para si, já que iremos abordar as causas, os sintomas e os tratamentos recomendados para o bruxismo.
Vamos a isso?
O que é o bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio que leva a que sejam realizados movimentos involuntários, como o apertar e o ranger os dentes, onde é aplicada uma força exagerada na musculatura mastigatória.
Em grande parte das situações, não é motivo de alarme, nem traz complicações. Ainda assim, se for algo regular, a história já é outra, porque essas pequenas ações podem danificar os dentes e causar outros tipos de problemas de saúde oral.
Normalmente, tem lugar durante o sono – bruxismo noturno -, mais também pode acontecer de forma involuntária, durante o dia, quando está acordado.
O bruxismo pode acontecer por diversas circunstâncias.
Alguns tratamentos funcionam melhor do que outros, dependendo do tipo de casos.
Sendo assim, caso já se tenha apercebido que range os dentes, é fundamental que marque uma consulta no Médico Dentista pois este é o profissional ideal para avaliar a sua situação e encontrar a solução ideal para si.
Quais são os sintomas que precisa de ter em atenção?
- Ranger e apertar os dentes;
- Dor de cabeça;
- Dor de ouvidos;
- Rigidez e desconforto na articulação da mandíbula (articulação temporomandibular);
- Dificuldades no sono (para si e para quem dorme consigo pelos sons provocados);
- Dor facial;
- Desgaste dos dentes – pode motivar a sensibilidade dentária e, em casos mais graves, a perda de dentes;
- Dentes partidos, fraturados ou soltos.
Em que casos é que deve visitar o dentista?
- Os dentes estão a ficar danificados ou sensíveis;
- Tem dores no rosto e nos ouvidos;
- Se quem dorme consigo queixa-se que faz barulho com os dentes durante o sono;
Ao marcar uma consulta no Médico Dentista atempadamente pode estar a prevenir o aparecimento de outros problemas, como são os casos da infeção e do abcesso dentário.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]
Quais são as causas do Bruxismo?
Determinar a causa para o bruxismo nem sempre é uma tarefa simples. Ainda assim, costuma estar normalmente associada a este conjunto de fatores:
Stress e ansiedade
É a causa principal e, muitas vezes, as pessoas atribuem-lhe pouca importância.
Medicação
Certos medicamentos podem causar o ranger dos dentes, tais como os antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina.
Problema ligados ao sono
O ranger dos dentes é comum em pessoas que sofrem de alguns distúrbios do sono, como a apneia.
Comportamentos do dia a dia
Beber álcool, fumar e consumir muita cafeína aumenta a probabilidade de sofrer deste problema.
Qual a prevalência?
Um estudo importante, publicado na National Library of Medicine, não chega a um valor concreto, mas afirma que a prevalência está entre os 8% e os 31,4%.
É hereditário?
Há várias investigações que afirmam que pode existir um carácter genético em alguns tipos de bruxismo. Portanto, se na sua família alguém sofre deste problema, é muito importante que tenha isso em atenção e se previna da melhor forma.
Como é feito o diagnóstico?
A melhor solução passa por consultar um Médico Dentista.
Este profissional de saúde irá avaliar se existem sinais na boca que possam estar associados ao bruxismo.
E, caso estes existam, o passo seguinte será o de determinar uma causa.
Além disso, poderão ser feitas algumas questões sobre a higiene oral, as rotinas do dia a dia ou até acerca dos hábitos de sono do paciente.
Como é feita a avaliação da extensão do bruxismo:
- Problemas dentários: falta de dentes, dentes partidos ou soltos e o próprio desgaste a que possam ter sido sujeitos – geralmente, essa avaliação é realizada com recurso a raios-X.
- Exame odontológico: de forma a perceber se existem distúrbios na mandíbula ou no ouvido, como é o caso da ATM, bem como outros problemas dentários ou condições de saúde.
Quando se percebe que o bruxismo pode estar relacionado com o sono, a melhor opção passa por consultar um médico especializado nessa área.
No fundo, esse especialista vai realizar um conjunto de exames com o objetivo de perceber se, por exemplo, se está perante um caso de apneia do sono.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]
Tipos de Bruxismo
O bruxismo pode ser dividido entre noturno (que acontece durante o sono) e diurno (que tem lugar quando se está acordado, de forma inconsciente).
Além disso, podemos ainda considerá-lo como “excêntrico” (ranger dos dentes) ou “cêntrico” (apertar dos dentes).
Bruxismo noturno
O bruxismo noturno está intimamente ligado a problemas de sono. Por norma, é desencadeado por alterações respiratórias, tal como a apneia, distúrbios neurológicos e ainda pelo uso de medicamentos.
Bruxismo diurno
Já o bruxismo diurno acontece sobretudo devido a distúrbios emocionais como a ansiedade, o stress ou a tensão. Os movimentos involuntários ocorrem enquanto se está acordado e, portanto, é um problema muito mais fácil de se identificar quando comparado com o bruxismo noturno.
Consequências do Bruxismo
Tanto o ranger como o apertar dos dentes podem causar sérios problemas. Dores de cabeça, disfunções maxilares e desgastes dentários são alguns desses exemplos.
Conheça agora as consequências mais comuns do bruxismo.
Dores
É comum o bruxismo causar dores na face, na cabeça, nos ouvidos e nos maxilares. Além disso, também se pode sentir um desconforto a abrir e a fechar a boca.
Perturbação do sono
De facto, o bruxismo pode atrapalhar o sono. Por vezes, as pessoas que têm bruxismo dormem mal, acordam cansadas e não sabem muito bem porque lhes acontece.
Na realidade, o facto de ranger e apertar os dentes torna o sono superficial, ou seja, uma pessoa não consegue entrar no sono profundo.
ATM e Mandíbula
A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) é um problema que, muitas vezes, provoca dor e que se deve-se ao mau funcionamento dos músculos e articulações dos maxilares.
A ATM pode provocar o bruxismo e, por sua vez, o bruxismo pode causar e até piorar a ATM.
O Bruxismo infantil
As crianças também podem sofrer de bruxismo. Aliás, é até algo bastante comum.
Segundo os especialistas, em 10 crianças, 2 a 3 sofrem deste problema. Mas felizmente uma boa parte delas acaba por superar isso.
O bruxismo tende a acontecer nos mais pequenos durante as fases profundas do sono ou quando estes estão sob stress.
Causas do Bruxismo Infantil
Nos dias que correm, ainda são poucos os estudos científicos que se debruçam sobre o bruxismo infantil. Ainda assim, sabe-se que alguns fatores fazem aumentar a incidência deste problema:
- Stress
- Distúrbios neurológicos (como o autismo)
- Fatores oclusais;
O Bruxismo tem tratamento?
Não há nada milagroso que cure o bruxismo de um dia para o outro.
Até à data, não existem medicamentos, nem tratamentos odontológicos verdadeiramente eficazes que impeçam o ranger e o apertar dos dentes.
Sendo assim, os tratamentos focam-se, sobretudo, na redução da dor – caso esta exista -, bem como na diminuição da fricção dental e prevenção de danos dentários.
Conheça agora algumas formas para lidar e controlar o bruxismo.
Protetor bucal (Goteira Bruxismo)
As goteiras são usadas com o objetivo de manter os dentes separados e ajudam a reduzir a dor e prevenir o desgaste dos dentes. Estas podem ser construídas em acrílico ou em materiais mais macios e encaixam-se nos dentes superiores ou inferiores.
Correção dentária
O dentista pode ter que tratar os dentes quando estes estão de tal forma desgastados que o paciente não consegue mastigar corretamente e/ou existe sensibilidade dentária.
Gestão de stress e ansiedade
Podem ser aconselhados exercícios de relaxamento muscular e terapia cognitivo-comportamental.
Higiene do sono
A abordagem e análise dos comportamentos para um sono reparador e de qualidade pode ser muito importante.
Medicação
De momento, não existem medicamentos que sejam extremamente eficazes no tratamento do bruxismo. Ainda assim, podem ser prescritos relaxantes musculares, que são tomados, geralmente, pouco antes do paciente se ir deitar.
O bruxismo tem ligação com a ansiedade?
Tal como já foi dito, a causa específica do bruxismo ainda não é conhecida.
Em todo o caso, há muitas investigações que ligam esta condição de saúde a circunstâncias emocionais, como o stress e a ansiedade.
Na odontologia, o bruxismo é considerado um hábito parafuncional.
Esses hábitos são desencadeados pelo sistema nervoso, que intensifica a nossa atividade muscular.
Ou seja, quando alguém fica muito nervoso perante uma situação, o nosso organismo, de forma involuntária, aumenta a nossa atividade muscular.
Pode colocar implantes ou facetas sofrendo de Bruxismo?
Em primeiro lugar, importa dizer que o tratamento dentário dos desgastes causados pelo bruxismo nunca deve ser adiado. Uma situação fácil de se resolver pode, eventualmente, se tornar numa tremenda “dor de cabeça”.
Se o desgaste dos dentes for extremo, pode não ser possível colocarem-se facetas, uma vez que é provável que a estrutura dentária possa estar severamente danificada.
Nesses casos, as próteses fixas poderão ser a solução.
Por norma, é possível colocarem-se implantes dentários em pacientes com bruxismo. No fundo, o sucesso do tratamento está dependente de como esses implantes se fundem com o osso maxilar.
Mas cada caso é um caso. O melhor mesmo é conversar sobre isso com o Médico Dentista. Este é o profissional certo para lhe dizer se o pode ou não fazer.
A quem pode recorrer para tratar deste problema?
Para diagnosticar e tratar o bruxismo, é imprescindível que consulte um Médico Dentista.
Além disso, como complemento, recorrer a um psicólogo também fará algum sentido, já que a terapia cognitivo-comportamental pode ter um efeito muito positivo no controlo do stress e da ansiedade.
Na realidade, em muitos casos, não é suficiente tratar apenas o bruxismo ou apenas a ansiedade.
É essencial tratar estes dois problemas em conjunto.
Por isso, recomenda-se um trabalho de parceria entre o dentista e o psicólogo – em que estes conversem e comuniquem acerca do paciente, para se chegar a um tratamento mais eficaz.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]
Onde comprar o aparelho (ou protetor) para o Bruxismo?
É possível encontrar aparelhos ou protetores bucais em farmácias e parafarmácias, por exemplo.
Além disso, pode mandar fazer um à sua medida. Fale com o Médico Dentista para entender se faz sentido usar e qual é a melhor opção para si.
É possível prevenir o bruxismo?
Não há nada milagroso que cure o o bruxismo de um dia para o outro. Como já foi dito, nos dias que correm, não existem medicamentos, nem tratamentos odontológicos extremamente eficazes que impeçam o ranger dos dentes.
Ainda assim, a mudança de alguns comportamentos pode ter efeitos na prevenção e no controlo deste problema:
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas com cafeína.
- Evitar os refrigerantes, o chocolate e o café;
- Moderar o consumo de álcool;
- Não mascar pastilhas elásticas com regularidade;
- Promoção de um estilo de vida saudável;
Conclusão
Descobrir a causa do bruxismo é muitas vezes algo complexo.
Caso tenha este problema, o ideal é que consulte de imediato um Médico Dentista de forma a avaliar a sua situação.
Por sua vez, este distúrbio pode ter consequências graves, como o desgaste e perda dos dentes e disfunções nos maxilares.
O tratamento do bruxismo pode ter que envolver várias técnicas e a abordagem deve ser feita caso a caso.
Ficou com mais alguma dúvida relativamente a este tema?
É sempre possível! Se for o caso, entre em contacto e nós teremos todo o gosto em ajudar.