Quer saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Dentista pediátrico: o que faz e quando consultar?

imagem de criança no dentista pediático

A saúde dos dentes na infância pode impactar a saúde oral na idade adulta. 

Os dentes de leite influenciam a mastigação e a fonética, bem como a estrutura óssea. Como tal, é importante que as crianças sejam acompanhadas desde a erupção dos seus primeiros dentes, para prevenir o aparecimento de cáries e outros possíveis problemas. 

Neste artigo, conheça a importância de consultar um Médico Dentista Pediátrico desde cedo e também os tratamentos mais comuns que garantem a boa saúde oral de bebés, crianças e adolescentes.

O que é a odontopediatria? 

A odontopediatria, praticada por Médicos Dentistas Pediátricos, tem como objetivo o acompanhamento da saúde oral das crianças, com ênfase na prevenção e na manutenção. Além disso, promove uma correta higiene oral e os especialistas ensinam as crianças a realizá-la. Outro objetivo da odontopediatria é diminuir o medo e a ansiedade que as crianças possam sentir nas suas visitas ao Médico Dentista.

Os Médicos Dentistas Pediátricos acompanham bebés, crianças e adolescentes até, geralmente, os 15 anos de idade.

Quais são as vantagens?

  • Prevenir o aparecimento de cáries dentárias;
  • Controlar a saúde oral das crianças;
  • Habituar as crianças a consultar Médicos Dentistas.

carie dentária
Dente com cárie dentária

Porquê escolher um dentista pediátrico em vez de um dentista geral?

Os Médicos Dentistas Pediátricos estão preparados para interagir com crianças, uma vez que estas podem ter medo dos tratamentos necessários para a sua boa saúde oral. Estes especialistas recorrem a técnicas específicas e adaptadas à idade dos seus pacientes, de modo a que estes tenham uma experiência positiva.

Imagem de uma odontopediatra

As crianças devem ser seguidas por um Médico Dentista Pediátrico com que regularidade?

As crianças devem visitar um Médico Dentista Pediátrico, pela primeira vez, entre os 6 meses e o ano de idade, com o objetivo de criar um plano de tratamento preventivo e detetar hábitos prejudiciais.

Estas consultas devem acontecer de 6 em 6 meses, até porque a saúde oral das crianças muda rapidamente, com o aparecimento de novos dentes, tanto de leite como definitivos. 

Como tal, poderá ser controlada a erupção dos primeiros dentes, bem como dos dentes definitivos, e será estabelecido um plano de tratamento, de modo a garantir uma boa saúde oral durante a infância mas também na idade adulta.

Marcar Consulta

Importância do acompanhamento preventivo

O acompanhamento preventivo, realizado pelos Médicos Dentistas Pediátricos, permite que as crianças cresçam com dentes saudáveis. Além disso, o acompanhamento preventivo permite o controlo da saúde oral das crianças, de modo a despistar possíveis problemas desde o início e a garantir que estes não se desenvolvem ou pioram.

Possíveis tratamentos

Existem diversos tratamentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cáries e a garantir a boa saúde oral dos bebés, das crianças e dos adolescentes. A seguir, explicamos os tratamentos realizados pelos Médicos Dentistas Pediátricos:

Controlo da placa bacteriana

A placa bacteriana consiste na acumulação de bactérias e restos alimentares na superfície dos dentes. Esta acumulação pode conduzir à halitose e ao aparecimento de cáries. Como tal, é de extrema importância prevenir e controlar a placa bacteriana desde cedo.

Tratamento de cáries

As crianças costumam ter mais cáries do que os adultos, uma vez que, por norma, têm mais dificuldade a higienizar os seus dentes e também porque, como tendência, consomem mais açúcar. 

Aliás, cerca de 50% das crianças desenvolve cáries.

Posto isto, é relevante serem acompanhadas para prevenir o aparecimento de cáries e tratar da saúde oral, caso estas apareçam.

Aplicação de flúor

Este é um tratamento muito comum, especialmente nas primeiras visitas das crianças ao Médico Dentista Pediátrico, que ajuda a prevenir o aparecimento de cáries.

Aplicação de selantes

A aplicação de selantes nos dentes também é um tratamento bastante comum, tendo como objetivo a prevenção do aparecimento de cáries. Os selantes atuam como um verniz ou uma resina, criando uma camada protetora nos dentes. São colocados nas fissuras dos molares, dificultando a acumulação de bactérias e de restos alimentares nos dentes.

Marcar Consulta

Abordagens nas consultas no dentista pediátrico

Estas consultas devem focar-se principalmente na prevenção e não no tratamento, de modo a não traumatizar as crianças.

Assim, na primeira consulta é realizada uma avaliação da saúde oral das crianças e são explicados temas como a alimentação e a higiene oral. Poderão ser abordados, ainda, possíveis tratamentos preventivos, se estes forem necessários.

Como cuidar da saúde oral das crianças?

  • Evitar colocar líquidos açucarados nas chupetas e biberões;
  • Higienizar os dentes desde o seu primeiro aparecimento, neste caso com uma gaze ou uma escova macia, pelo menos 2 vezes por dia;
  • Evitar o uso de chupetas a partir dos 3 anos e do biberão a partir do primeiro ano;
  • Utilizar pasta de dentes fluoretada;
  • Aplicar selantes nos dentes das crianças;
  • Utilizar fita dentária a partir dos 8 ou 10 anos de idade;
  • Manter uma alimentação adequada;
  • Visitar regularmente o Médico Dentista Pediátrico, desde o aparecimento dos primeiros dentes.

Neste artigo, conheça 5 dicas para que consiga motivar os mais jovens para práticas de boa saúde oral.

Criança a escovar os dentes e a sorrir

Conclusão

Os Médicos Dentistas Pediátricos praticam odontopediatria, ou seja, são Médicos Dentistas especializados no tratamento oral de bebés, crianças e adolescentes.

O acompanhamento por parte destes especialistas foca-se, geralmente, na prevenção, permitindo despistar possíveis doenças ou problemas desde o seu início, de modo a garantir que as crianças têm uma boa saúde oral, o que as irá impactar não só durante a infância mas também durante a vida adulta.

A primeira consulta deve acontecer após a erupção dos primeiros dentes e depois deve ocorrer de 6 em 6 meses.

Nestas consultas serão realizados tratamentos preventivos, como a aplicação de selantes, a aplicação de flúor, o controlo da placa bacteriana e, se necessário, o tratamento de cáries.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas. No entanto, se tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos ou marcar uma consulta. Teremos todo o gosto em ajudar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
xerostomia

Xerostomia: o que é, as causas e tratamento?

Receia que pode estar a sofrer de xerostomia? Neste artigo, fique a saber tudo sobre o que é, as causas e como a pode combater.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Apenas em 50 segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Apenas em 50 Segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais