Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Dor de dentes na gravidez? Saiba como deve lidar com isso

dor de dentes na gravidez

Será que a dor de dentes na gravidez é algo perigoso e difícil de tratar?

Na realidade, durante este período, os problemas dentários requerem particular atenção, mas nem sempre são preocupantes.

Neste artigo saiba qual é a melhor forma de lidar com isso – para que não existam consequências complicadas tanto para a mãe como para o bebé.

Vamos a isso?

Causas principais da dor de dentes na gravidez

A gravidez aumenta a propensão da mulher a ter cáries e doenças gengivais e, por consequência, dor de dentes. Isto é explicado sobretudo pelos desequilíbrios hormonais que ocorrem nesse período.

Sendo assim, durante a gestação é frequente existir:

  • Acúmulo de placa bacteriana: as alterações hormonais alteram a resposta natural do corpo para combater a placa. Se este este problema não for tratado, o risco de ter cáries dentárias e problemas gengivais aumenta.  
  • Sensibilidade dentária: os enjoos e os vómitos que são frequentes, sobretudo durante os primeiros 3 meses da gravidez, podem enfraquecer o esmalte dentário. Para prevenir que isso aconteça, escove os dentes com uma pasta de dentes neutralizante (tem a capacidade de eliminar os ácidos estomacais da boca).

imagem de placa dentária acumulada nos dentes
Durante a gravidez, a boca fica mais vulnerável a bactérias e à placa bacteriana

A dor de dentes pode prejudicar o bebé

No que toca à saúde oral, são necessários cuidados redobrados durante a gravidez. Problemas dentários podem ter consequências tanto para a mãe como para o bebé.

As infeções dentárias, por exemplo, além de causarem dor e desconforto, podem ser um fator de risco de aborto espontâneo – pela possibilidade de desencadearem a produção de mediadores pró-inflamatórios.

Por esse motivo, se está grávida, é fundamental que marque uma avaliação no Médico Dentista e que seja acompanhada durante todo o período de gestação, de forma a se precaver de possíveis problemas.

Marcar Consulta

Tratamento da dor de dentes na gravidez

Apesar de haver algumas coisas que pode fazer em casa para acalmar os sintomas da dor de dentes, a forma mais eficaz e segura de resolver esse problema é consultando um Médico Dentista.

Os tratamentos odontológicos comuns são totalmente seguros tanto para a mãe como para o bebé, caso se tomem precauções extra – portanto não se esqueça de dizer que está grávida.

Além disso, de forma a diminuir o risco de gengivite durante o período de gestação, o Médico Dentista pode recomendar limpezas profissionais mais frequentes (porventura de 3 em 3 meses).

Imagem de médico dentista em consulta

É seguro extrair um dente durante a gravidez?

Geralmente, é seguro extrair um dente na gravidez. Como já foi dito, a maioria dos tratamentos dentários podem ser realizados durante a gravidez, incluindo a extração dentária.

Ainda assim, muitos dentistas preferem adiar este procedimento, caso seja possível.

Por outro lado, se a doença periodontal se fizer sentir durante a gravidez, talvez não não seja possível salvar o dente e, nesses casos, a extração poderá ser a única forma de aliviar a dor e a sensibilidade.

A substituição desse dente pode ser feita, por exemplo, com recurso a um implante dentário. Este procedimento é seguro a partir do segundo trimestre da gravidez.

O que fazer para aliviar a dor de dentes na gravidez? 

Existem algumas formas seguras de acalmar uma dor dentes na gravidez, entre as quais:

  1. Colocar uma compressa fria (ou gelo) na parte externa da bochecha;
  2. Enxaguar a boca com água morna e salgada
  3. Aplicar dentífrico para dentes sensíveis, com baixa quantidade de flúor, no dente afetado;
  4. Tomar um anestésico de venda livre (pergunte ao seu Médico Dentista se é seguro tomar).

Como dormir com uma dor de dentes?

Quando se deita para dormir as dores de dentes podem-se tornar mais fortes. Isso acontece pela pressão causada pelo fluxo sanguíneo levado para a cabeça e boca. Portanto, para que isso não aconteça, deve tentar dormir com a cabeça elevada. Usar uma almofada grossa ou várias almofadas pode ajudar bastante.

É seguro tomar Paracetamol ou Ibuprofeno? 

O Paracetamol é o medicamento mais seguro para alívio da dor de dentes durante a gravidez, não existindo riscos nem para a mão como para o bebé.

Já não se pode dizer o mesmo do Ibuprofeno, que é muitas vezes desaconselhado por especialistas, uma vez que pode apresentar riscos para o bebé, sobretudo no primeiro trimestre de gestação.

Em todo o caso, nunca se automedique. Antes de tomar qualquer medicamento, converse com o seu Médico Dentista sobre isso.

paracetamol
O Paracetamol é seguro e muito usado para o alívio da dor de dentes

Posso tomar Amoxicilina durante a gravidez?

Tomar amoxicilina é seguro durante a gravidez. São vários os estudos que demonstram que este antibiótico não apresenta riscos ou efeitos colaterais graves tanto para a mãe como para o bebé. Ainda assim, só o deve tomar caso lhe tenha sido prescrito.

Como prevenir uma dor de dentes na gravidez

Durante a gravidez, para que os problemas dentários (e as dores) não digam ‘presente’ é fundamental que reforce os hábitos de higiene oral.

Dessa forma, aconselhamos que use uma escova macia para retirar o acúmulo de placa bacteriana. Em alternativa, pode usar uma escova elétrica – está provado que é mais eficaz a remover a placa.

Além disso, nunca se esqueça de passar o fio dentário, pelo menos uma vez por dia, e de realizar consultas periódicas no dentista. O acompanhamento por parte de um profissional é muito importante para ficar livre de preocupações.

Marcar Consulta

Conclusão

As dores de dentes e os problemas dentários são muito comuns durante a gravidez. Na realidade, o risco torna-se acrescido, sobretudo devido às flutuações hormonais.

As gengivites e a sensibilidade costumam ser as queixas principais.

Está grávida ou planeia ter um bebé? Então, marque uma avaliação no Médico Dentista, para a avaliar a saúde da sua boca.

Durante a gravidez, manter uma boa saúde oral não é apenas importante para si. Também é essencial para o seu filho.

Esperámos que tenha gostado destas informações e lhe tenham sido úteis.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida, não hesite em entrar em contacto. Vamos gostar muito de falar consigo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais