Escova elétrica: as 7 grandes vantagens

Há vários estudos que indicam que as escova elétrica é mais eficaz na remoção da placa bacteriana e na proteção de problemas nas gengivas do que a escova manual.

 

Mas os pontos positivos não ficam por aqui.

 

Neste artigo conheça as 7 principais vantagens das escovas elétricas em comparação com as escovas tradicionais – utilizadas por grande parte das pessoas.

 

Além disso, saiba ainda quais são os pontos negativos.

 

Se está em dúvida se deve comprar uma, este é o conteúdo certo para si.

 

Vamos a isso?

Tipos de escova elétrica

Fazia ideia que existem dois tipos de escovas elétricas? 

 

No mercado vai encontrar vários modelos recarregáveis e a pilhas:

 

  • Escova elétrica recarregável: funciona através de uma bateria e, portanto, tem que estar ligada periodicamente à corrente eléctrica. Por questões de higiene, é necessário substituir as cabeças, sensivelmente, de três em três meses. 
  • Escova a pilhas: para que funcione, precisa de comprar pilhas (AA). Normalmente, é muito parecida com a escova manual, mas o modo de funcionamento assemelha-se mais ao da escova recarregável. 
 

Dentro das escovas elétricas, é possível encontrar opções com modos de escovagem com objetivos distintos:

 

  • Limpeza avançada: são pensadas para proporcionar uma higiene excepcional, todos os dias. 
  • Sensibilidade e saúde gengival: são mais suaves, mas não deixam de ser eficazes na limpeza;
  • Branqueamento: são concebidas para uma limpeza avançada, com o propósito de deixar os dentes mais brancos;
2 duas escovas elétricas lado a lado. Um azul e outra rosa
As escovas têm normalmente diferentes cabeças com objetivos de escovagem distintos

Do mesmo modo, existem equipamentos mais sofistacados que indicam quando a escovagem está ser feita com muita força, por exemplo, através de sensores de pressão. 

 

Além disso, há escovas que vêm equipadas com temporizadores, que assinalam o tempo certo de escovação e o período que passa em cada quadrante da boca.

 

Vantagens da utilização da escova elétrica

São os muitos os pontos positivos que demonstram que a escova elétrica é muito provavelmente a escolha mais acertada para si: 

1 – A limpeza mais completa e eficiente

É mais fácil obter uma limpeza oral de excelência se utilizar uma escova elétrica ao invés de uma manual. Isto explica-se pelo facto das cerdas vibratórias serem muito MAIS  eficazes na remoção da placa bacteriana. 

 

Para além disso, com estas escovas é possível alcançar todos os pontos da sua boca, mesmo os de mais difícil acesso – tais como os dentes de trás e a linha das gengivas. Esse comportamento poderá ser muito importante na prevenção de cáries e de gengivite. 

2 – Evita que escove com demasiada força

Ao escovar com muita força pode estar a pensar que está a fazer uma limpeza adequada e a deixar os seus dentes mais brancos e bonitos. Ainda assim, o que poderá estar a acontecer é precisamente o contrário.

 

Em muitas situações, todo esse esforço transforma-se em problemas – como sensibilidade dentária e retração gengival. Assim sendo, tenha muito cuidado quando escova os dentes, porque pode mesmo danificar as suas gengivas e os seus dentes de forma permanente.

 

E é nisto que a escova elétrica pode ter um papel relevante, uma vez que, para realizar a escovagem, basta que segure na escova, posicionando-a na boca. Não necessita de fazer qualquer tipo de pressão. Deixe as cerdas vibratórias trabalharem por si. 

3 – Escove o tempo certo com o temporizador

Grande parte das escovas elétricas vêm equipadas com o temporizador integrado. Uma escovagem eficaz terá que durar, no mínimo, 2 minutos e estes equipamentos indicam, normalmente através de sinais sonoros, quando já atingiu esse tempo de escovagem. Há ainda modelos que informam quando deve trocar de quadrante da boca, a cada 30 segundos. 

4 – Receba conselhos de escovagem através de uma app

Agora, em alguns modelos, já é possível conectar a sua escova a uma app, através do seu telemóvel. Esta tecnologia inteligente avalia os seus hábitos diários de escovagem e oferece conselhos para melhorar as suas rotinas de cuidados orais.  

5 – Mais foco na tarefa

As pessoas que escovam os dentes com uma escova elétrica estão mais focadas nessa tarefa do que quando o fazem com uma escova tradicional, de acordo com um ESTUDO levado a cabo nos Estados Unidos e publicado na US. National Library of Medicine.

6 – Ideal para pessoas com mobilidade reduzida

Esta é uma solução fantástica para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, já que não é necessário grande esforço e destreza para se realizar uma escovagem eficaz.

7 – As crianças podem achar divertido

Há muitas crianças acham que lavar os dentes é uma seca. Nesse sentido, é necessário andar a relembrar a importância desta rotina vezes sem conta. 

 

Pela nossa experiência, os mais pequenos ficam, normalmente, mais motivados quando realizam essa tarefa com uma escova elétrica.

Jovem assistente dentária a sorrir a segurar uma escova elétrica

Quais são os pontos negativos?

A principal desvantagem da escova elétrica em relação à manual está no preço, já é uma solução mais cara. Além do mais, as cabeças das escovas são descartáveis e têm que ser trocadas de três em três meses e, normalmente, apresentam um custo elevado. 

 

Ainda assim, nos últimos anos, diferentes modelos têm-se multiplicado no mercado e os preços têm-se tornado mais apetecíveis. É uma questão de procurar bem e fazer uma escolha ponderada. 

 

Outro ponto menos bom prende-se com o facto deste tipo de escovas serem menos práticas do que as escovas manuais. Ou seja, são maiores e precisam de estar ligadas a uma tomada para se efetuar o carregamento da bateria. Assim sendo, para viagens, por exemplo, não é a opção mais conveniente

Como deve escovar os dentes com uma escova elétrica? (Passo a Passo)

1 –É a altura de preparar a escova de dentes, passando-a um pouco por água.

 

2 – Coloque a pasta de dentes, com a quantidade do tamanho de uma ervilha, nas cerdas da escova.

 

3 –Ligue a escova e dê início à escovagem. Pode começar pela parte inferior da sua boca, segurando a escova num ângulo de 45 graus em direção à linha da gengiva.

 

4 – Mova a escova de forma metódica, dente após dente, polindo cada um deles.

 

5 – Vá agora para a parte superior da boca e repita o mesmo processo.

 

6 – Escove a língua, movendo a cabeça da escoca, de forma bem lenta, pela superfície da mesma.  

 

7 – Cuspa o que resta da pasta de dentes, a saliva e a água na pia.

 

8 – Por fim, enxague a boca com água fria.

Consigo fazer uma escovagem perfeita com uma escova manual?

A resposta é sim! Para que isso aconteça, deve escovar os dentes de forma metódica, higienizando todas as superfícies da boca, minuciosamente.

 

Ou seja, o essencial é que faça uma limpeza completa.

Escovar os dentes é ótimo, mas não chega!

Para que consiga ter uma higiene oral irrepreensível, é importante que não se fique apenas pela escovagem dos dentes – que terá que ser realizada, no mínimo, duas vezes por dia.

 

Desta forma, após escovar os dentes, deve utilizar um elixir ou um colutório para bochecho, já que estes cuidam da mucosa bucal e protegem as gengivas.

 

Também nunca se pode esquecer de usar fio dentário, pelo menos uma vez por dia, uma vez que ajuda a que não se acumulem resíduos na sua boca.

Faça visitas regulares ao dentista

As escovas elétricas são uma bela ajuda na hora de cuidar do seu sorriso. Ainda assim, é fundamental que consulte o Médico Dentista de forma periódica, para que este especialista faça uma avaliação do estado oral da sua boca.

 

As rotinas de higiene oral, por mais bem feitas que sejam, não têm a capacidade de remover todos os resíduos que se depositam na superfície do dente.

Conclusão

Neste artigo apresentámos-lhe os 7 principais benefícios da utilização de uma escova elétrica.

A escovagem dos dentes é o comportamento base para se conquistar um sorriso bonito e saudável. Sendo assim, é importante que faça uma escolha adequada da escova que utiliza.

Esperamos que este conteúdo tenha sido muito útil para si.

Se ficou com mais alguma dúvida, comente em baixo.

Ou, se preferir, entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudar.