Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Facetas (Lentes) ?

Preço do tratamento de Facetas (Lentes) ?

logo principal AngelSmile

Facetas (Lentes)

Facetas Dentárias (Guia completo 2021) – O que são, o antes e depois e o preço?

imagem de um resultado de um tratamento com facetas dentarias

Os seus dentes não são tão bonitos como gostaria que fossem? Quer sorrir com mais confiança? Então, vai gostar muito de conhecer todas as vantagens que as facetas dentárias apresentam.

Neste artigo vai ficar a saber, entre outras coisas, que tipo de facetas existem, em que casos estão indicadas e como são aplicadas.

Além disso, saiba qual é o preço médio do tratamento.

Vamos a isso?

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias funcionam como uma género de capa, extremamente fina, e feita à medida, que reveste a parte externa do dente.

Estas capas colam-se, de forma permanente, e permitem transformar a cor, a forma e o tamanho dos dentes. Desta forma, é possível restaurarem-se dentes partidos, deformados e desalinhados.

imagem de uma faceta colocada num dente
Faceta dentária colocada num dos incisivos superiores

Tipos de facetas dentárias

A espessura das facetas é muito fina (cerca de 0,3mm). Por isso, é bastantes vezes comparada a uma lente de contacto.

Geralmente, as facetas dentárias são feitas em porcelana ou em resina composta.

As faceta de porcelana tendem a ser mais fortes e resistentes quando comparadas com as de resina composta. Contudo, são também mais caras.

Além disso, as que são construídas em porcelana resistem melhor às manchas e têm um aspeto mais natural – uma vez que imitam melhor as propriedades refletoras de luz dos dentes naturais.

Quais são os motivos que levam à colocação de facetas?

As razões que levam à aplicação das facetas são sempre estéticas. Os motivos principais são os seguintes:

  • Dentes escuros;
  • Dentes com diferentes tamanhos;
  • Diastemas (espaçamento entre dentes);
  • Dentes desgastados ou partidos;
  • Dentes ligeiramente desalinhados;
  • Manchas nos dentes.

infografia - facetas dentárias: o que corrigem?

As facetas dentárias podem ser colocadas em dentes tortos?

Só os pequenos casos de desalinhamento podem ser corrigidos com as facetas. Em situações mais complexas, recomenda-se recorrer à ortodontia.

O que as facetas fazem é esconder os problemas ortodônticos. Não alteram a posição dos dentes.

Vantagens das facetas

As facetas apresentam inúmeros benefícios. Não é à toa que é um tratamento estético cada vez mais procurado pelos nossos pacientes.

Conheça, agora, alguns dos pontos positivos:

  • Resultado bonito e extremamente natural;
  • Aumentam a confiança do sorriso;
  • Previnem a descoloração dos dentes (minimizando as manchas);
  • Durabilidade elevada;
  • Grande resistência;
  • Fácil manutenção.

Imagem de paciente depois de um tratamento com facetas

A faceta pode descolar e cair?

Apesar de muito raro, as facetas podem cair. Muitas vezes, isso acontece quando estas não são fixadas da maneira mais correta pelo Médico Dentista.

Mas não só.

Também podem sair do sítio quando existe um contacto mais “agressivo” com outros dentes ou pelo processo natural de envelhecimento.

As facetas dentárias podem estragar os dentes?

Esta é uma das perguntas mais frequentes dos nossos pacientes e a resposta é não. As facetas dentárias não danificam os dentes, muito pelo contrário.

Na realidade, surgem como uma excelente alternativa para melhorar a aparência da sua boca, uma vez que têm a capacidade de dar uma nova “vida” a dentes danificados ou defeituosos.

Durante a intervenção, apenas uma estrutura dentária muito pequena e fina é removida para, depois, se colocarem as facetas. E, mesmo que a capa rache, é possível reparar esse dano com a aplicação de uma nova.

É possível que os dentes fiquem mais escuros?

Muito por causa da densidade e resistência do material das facetas, é bastante raro que estas capas mudem de cor ou escureçam, com o passar dos anos.

Por exemplo, apresentam um nível de cor muito mais consistente do que um branqueamento dentário.

As facetas são para o resto da vida?

No caso de serem de porcelana, geralmente é um procedimento irreversível. Isto porque é necessário desgastar-se o dentes. O mesmo já não acontece com as facetas de resina, já por norma podem ser removidas ou reparadas com facilidade.

Além disso, tem que ter em atenção que o ciclo de vida de uma faceta dentária de porcelana é de cerca de 12 anos – sendo que as de resina composta têm uma durabilidade um pouco inferior – cerca de metade do tempo.

Quando esse momento chegar, é necessário marcar uma consulta para o Médico Dentista polir e refazer as facetas.

Na AngelSmile aplicam-se as facetas com o objetivo da longevidade em mente. Aquilo a que nos propomos é garantir um tratamento de enorme qualidade e que perdure no tempo.

Aplicação das facetas dentárias

A aplicação das facetas envolve, por norma, uma retificação da estrutura dos dentes.

Este é um procedimento muito pouco invasivo, apesar de ser necessário realizar um desgaste (mínimo) da superfície dentária. O objetivo passa por favorecer a fixação da faceta e compensar o espaço que esta ocupa.

Quanto tempo demora?

Em média, todo o processo, que culmina com a colocação final, leva por volta de 3 semanas.

Após uma consulta inicial, realizam-se os moldes para que as facetas sejam feitas, à medida do paciente, no laboratório.

Na consulta de colocação, o Médico Dentista avalia a cor, o formato e a forma de como as facetas se ajustam ao paciente.

Se estiver tudo correto, passa-se então para a limpeza dos dentes, que é muito importante para evitar que as bactérias fiquem presas nas facetas – e possam causar cáries.

Depois, procede-se ao desgaste dos dentes. O objetivo é criar as condições ideais para a coroa ser fixada no dente. Para a fixação, o Médico Dentista utiliza um cimento dentário que é, de seguida, endurecido com uma luz ultravioleta.

Esta última consulta não dura, em média, mais de 2 horas.

Imagem de médico dentista em consulta

Quando tempo duram as facetas?

Como já foi dito anteriormente, a vida útil das facetas de porcelana é de cerca de 12 anos. Já as facetas feitas em resina precisam de ser substituídas mais cedo (duram por volta de 4 a 8 anos).

Contudo, a durabilidade das facetas depende também da forma de como cuida delas.

A cor fica igual ao dente original?

Depois da se colocarem as facetas, estas permanecem com a mesma cor para sempre. Por isso mesmo, é muito importante que se ajustem ao tom dos seus dentes.

Existem contraindicações?

Não se recomenda fazer este procedimento a pacientes que tenham cáries dentárias ou gengivite. Para a aplicação das facetas, é necessário que os dentes e as gengivas estejam saudáveis.

Quem tem bruxismo pode colocar facetas dentárias?

Não se aconselha. O bruxismo é, porventura, a maior ameaça para as facetas dentárias, isto porque o hábito de apertar e ranger os dentes pode danificá-las.

Imagem de paciente a ranger os dentes (bruxismo)
Ranger os dentes pode danificar as facetas dentárias

Que alternativas existem à colocação de facetas?

As facetas dentárias apresentam excelentes resultados a corrigir imperfeições e problemas estéticos mais leves.

Contudo, não recomendadas, por exemplo, para pacientes que precisam de corrigir a posição dos dentes. Nesses casos, os tratamentos ortodônticos, como Invisalign ou aparelho dentário, são os mais indicados.

Além disso, para quem quer apenas realçar e tornar os dentes mais brancos, a realização de um branqueamento dentário pode ser mais do que suficiente.

Necessitam de cuidados especiais?

Nem por isso. Deve cuidar das suas facetas tal como cuida de todos os outros dentes.

Ou seja, para que estas se mantenham com uma aparência incrível por muito tempo, deve escovar os dentes 2 vezes por dia e usar fio dentário. Para além disso, recomenda-se que realize limpezas no Médico Dentista a cada 6 meses.

É importante que perceba que as facetas não duram para sempre. O seu Médico Dentista é a pessoa certa para lhe informar quando terá que obter as suas facetas de reposição.

Facetas dentárias: antes e depois

Estes são apenas alguns dos resultados dos tratamentos com facetas dentárias realizados na AngelSmile. Estes sorrisos não falam por si só?

imagem de um antes e depois do tratamento com facetas dentarias
imagem de um antes e depois de um tratamento com facetas 2
imagem de uma paciente que realizou tratamento com facetas (antes e depois)

Qual é o preço da faceta dentária?

O custo de colocar facetas dentárias varia sobretudo pelo material escolhido. As facetas de porcelana são mais caras do que as de resina.

Mas há um aspeto importante. As facetas feitas em porcelana apresentam um aspeto mais natural e uma durabilidade bastante superior.

O preço médio de uma faceta de porcelana é de 500 euros, enquanto que o custo das de resina variam entre os 100 e os 300 euros.

Mas, se quiser um orçamento ajustado ao seu caso, preencha este Quiz e tenha acesso a essa informação, de forma simples e descomplicada, em menos de 1 minuto.

Faça o Quiz

Conclusão

Se o seu objetivo é o de melhorar a aparência do seu sorriso, então deve olhar para as facetas dentárias como uma solução ideal.

Estas são pequenas capas que permitem restaurar dentes partidos, deformados e, em certos casos, desalinhados.

Mas como se trata de um tratamento irreversível, é essencial marcar uma avaliação no Médico Dentista e pesar todos os prós e os contras.

Está indeciso/a se deve ou não colocar facetas?

Fale-nos disso nos comentários.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Facetas (Lentes) ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Facetas (Lentes) ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Facetas (Lentes) ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais