Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Gengivite: principais sintomas, os tipos e como tratar rápido?

gengivite

Quando escova os dentes, as suas gengivas sangram? Além disso, dá para perceber que estão muito vermelhas e inchadas? Então, é bem possível que o problema seja uma gengivite.

Esta é uma condição muito comum que, por norma, se trata facilmente.

Ainda assim, caso não se tomem os devidos cuidados, pode evoluir para algo bem mais grave.

Se desconfia que está com uma gengivite, este artigo pode ajudar bastante a esclarecer algumas das dúvidas que possa ter. Saiba, entre outras coisas, quais são os principais sintomas e como esta deve ser tratada.

Vamos a isso?

O que é a gengivite?

A gengivite é a inflamação das gengivas, que ocorre, por norma, quando a placa (uma película pegajosa que contém bactérias) se acumula nos dentes.

Na realidade, essa placa pode irritar as gengivas, tornando-as vermelhas e inchadas. Além disso, também é frequente haver sangramento.

A gengivite é a forma inicial da doença das gengivas e, ao fim a cabo, a mais fácil de ser tratada.

Ainda assim, se deixar arrastar esse problema, é possível que este evolua para a periodontite, que é uma das causas principais da perda de dentes em adultos.

Tipos de gengivite

Podemos dividir a gengivite em 2 categorias principais:

Gengivite por placa bacteriana: este problema pode ser causado por placa, medicamentos, desnutrição e até por fatores sistémicos.

Lesões gengivais não causadas por placa: estas podem acontecer devido a uma bactéria, vírus ou fungo específico. Ou até por reações alérgicas e reações a corpos estranhos, tal como dentaduras. Em certos casos, não existe uma razão em específico.

É contagiosa? Pode ser transmitida pelo beijo?

A gengivite não é contagiosa.

Por exemplo, embora o beijo possa transmitir bactérias nocivas (que podem causar a doença gengival), a gengivite, por si só, não “passa” de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas?

É muito comum a gengiva ficar vermelha, inchada e sangrar. Além disso, a gengiva pode recuar, fazendo com que os dentes fiquem com uma aparência mais alongada.

O mau hálito também pode aparecer, mesmo nos casos mais leves deste problema.

imagem da gengiva inflamada
A gengiva com o tom vermelho-vivo é um dos primeiros sinais da gengivite

Provoca dor?

Nem sempre.

E, como muitas vezes não há dor, muitas pessoas acabam por atrasar o tratamento e chegam aos nossos consultórios já num estado mais avançado do problema – que se torna muito mais complexo de resolver.

Não cometa o mesmo erro. Trate esse problema assim que a gengivite dê os primeiros sinais.

Marcar Consulta

Causas da gengivite

A primeira causa da gengivite é a má higiene oral, pois isso facilita a formação de placa nos dentes e causa a inflamação dos tecidos gengivais adjacentes.

Na realidade, toda a gente tem bactérias na boca. Isso é perfeitamente natural e seguro. Ainda assim, existem alguns tipos de bactérias que vão criando uma película pegajosa e praticamente invisível nos dentes.

Se essa película não for limpa regularmente, através da escovagem, é provável que a gengivite apareça.

Neste artigo saiba tudo sobre o que causa a dor de dentes.

Quais são os fatores de risco?

A gengivite aparece com mais frequência neste tipo de casos:

  • Gravidez;
  • Diabetes;
  • Dentes tortos;
  • Fumar;
  • Histórico familiar;
  • Fume ou masque tabaco;
  • Medicamentos (que podem reduzir fluxo de saliva).

Possíveis complicações

Tal como já foi dito, uma gengivite mal tratada pode evoluir e levar a uma periodontite, que é uma doença gengival grave.

A periodontite, por sua vez, pode causar bastantes complicações, tais como abcessos, recessão gengival e, no limite, perda de dentes.

Como se cura a gengivite?

A gengivite é tratada através da remoção da placa. Esta pode ser facilmente revertida, quando não apresenta danos nos dentes ou nos ossos.

Essa placa é removida por um Médico Dentista em consulta. Depois disso, é necessário que o paciente vá escovando muito bem os dentes, com uma escova macia, para se livrar das bactérias causadoras da gengivite.

Tratamento em casa é possível?

De forma a acelerar a recuperação, pode enxaguar a boca com água salgada, duas vezes por dia, por períodos curtos. A água com sal tem propriedades desinfectantes e ajuda no processo de cicatrização das gengivas inflamadas.

Medicamentos usados no tratamento da gengivite

Por vezes, em casos mais severos de gengivite, o Médico Dentista pode prescrever certos medicamentos, como antibióticos e antiinflamatórios.

Apenas um médico lhe pode indicar que medicamentos deve tomar. Siga à risca todas as orientações, tanto do ponto de vista da dosagem como da duração do tratamento.

Colutório de clorexidina

Também é comum o Médico Dentista receitar um elixir com gluconato de clorexidina, que ajuda a evitar a formação de placa bacteriana e, portanto, o desenvolvimento da gengivite.

Por norma, recomenda-se a utilização do produto duas a três vezes por dia.

Deve-se esperar, pelo menos, meia hora após a escovagem dos dentes para realizar os bochechos. Estes devem durar cerca de 1 minuto.

imagem de um elixir bucal (colutório)

Gengivite em crianças: como tratar?

Antes de mais, se acha que o seu filho tem gengivite, é muito importante que marque uma consulta no Médico Dentista, para que este problema não vá piorando.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento das doenças periodontais. Por isso mesmo, as consultas odontológicas de rotina são muito importantes para se identificarem possíveis problemas dentários.

O tratamento no dentista é tal e qual ao realizado nos adultos para este tipo de caso. Ou seja, o Médico Dentista limpa os dentes e remove a placa bacteriana e, possivelmente, o tártaro que se coloca ao redor das gengivas.

criança com gengivite

Marcar Consulta

Como prevenir a gengivite?

A melhor forma de prevenir a gengivite é através de hábitos de higiene oral cuidados. Para isso, o recomendado é que escove os dentes pelo menos duas vezes por dia e passe o fio dentário regularmente.

O que também deve fazer:

  • Ter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Evitar alimentos açucarados e gordurosos;
  • Não fumar.

Conclusão

Neste artigo ficou a saber o que é a gengivite e que causas levam ao seu desaparecimento.

O mais importante é que, assim que apareçam os primeiros sinais, procure ajuda especializada.

É essencial que a gengivite seja tratada de imediato para que não se transforme em algo bem mais grave e com outro tipo de consequências, como é o caso da periodontite.

Esperamos que este artigo tenha respondido a muitas das dúvidas que tinha em relação a este tema.

Ficou com mais alguma? É sempre possível.

Se é o caso, saiba que está à vontade para nos contactar. Será um gosto falar consigo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais