A utilização de uma goteira pode ser muito importante para quem sofre de bruxismo.
Esta é, muitas vezes, vista como a primeira linha de tratamento deste distúrbio, uma vez que atenua bastante os sintomas.
Mas será que é assim tão eficaz?
Neste artigo saiba a verdadeira razão pela qual é tantas vezes indicada e onde pode ser adquirida.
Vamos a isso?
O que é a Goteira para o Bruxismo?
As goteiras são aparelhos intra-orais removíveis, normalmente transparentes e rígidas.
A principal função das goteiras é a de estabilizar a mandíbula e aliviar a tensão muscular e, para que isso ocorra, são encaixadas entre e sobre os dentes superiores e inferiores.
Mas por que é que são tão aconselhadas no tratamento do bruxismo?
Muito simples. Isso acontece porque estes objetos têm a capacidade de redistribuir as forças mastigatórias, ao mesmo tempo que protegem tanto os dentes como as estruturas de suporte (osso e gengiva).
Mas não as confunda com as goteiras utilizadas nos tratamentos com Invisalign. O aspeto pode ser similar, mas os objetivos são totalmente distintos.
O que é o Bruxismo?
Uma pessoa que sofra de bruxismo realiza movimentos involuntários, como o apertar e o ranger dos dentes – em que se aplica uma força exagerada na musculatura mastigatória.
Quais são os sintomas?
Além do ranger e apertar dos dentes, o bruxismo pode provocar muitos outros sintomas, muitas vezes por consequência desses movimentos involuntários.
Os seguintes sintomas são os mais comuns:
- Dor de cabeça;
- Dor facial;
- Dentes desgastados;
- Dor de ouvidos
- Problemas de sono;
- Dentes partidos e soltos;
- Desconforto na articulação da mandíbula.
Quais são as causas?
Perceber qual é o motivo que leva ao aparecimento do bruxismo pode não ser nada fácil. Em todo o caso, já é consensual dizer-se que está, na maior parte dos casos, associado aos seguintes fatores:
Stress e ansiedade: esta é, porventura, a origem principal do problema.
Medicação: vários estudos indicam que há certos medicamentos que podem causar o ranger e o apertar dos dentes. Os antidepressivos são um desses exemplos.
Problemas de sono: O bruxismo aparece com maior frequência em pessoas que que sofrem de problemas de sono, tal como a apneia.
Alguns vícios e comportamentos: Fumar e consumir álcool e cafeína em exagero aumenta o risco de sofrer de bruxismo.
Que tratamentos existem?
O bruxismo é difícil de tratar e nunca se resolve da noite para o dia. Além disso, de momento ainda não existem medicamentos eficazes para impedir o ranger e o apertar dos dentes.
O tratamento centra-se sobretudo na redução da dor, na diminuição da fricção dental e na prevenção de problemas nos dentes.
E é por isso que a goteira para o bruxismo é uma das primeiras linhas de tratamento desta condição de saúde, uma vez que ajuda a manter os dentes separados, protegendo-os.
A Goteira Oclusal (relaxamento)
A goteira de oclusal, muitas vezes também referida como goteira de relaxamento, evita que exista desgaste dentário provocado pelo ranger e apertar dos dentes.
Além do mais, são eficazes a distribuir as forças geradas por este problema entre os dentes superiores e inferiores, tal como a reduzir a tensão muscular e a sobrecarga articular.
As goteiras, que podem ser usadas durante o dia ou apenas durante a noite, não curam o bruxismo. O que fazem é reduzir os sintomas e proteger os dentes.
Sendo assim, caso sofra deste problema, o ideal é que procure de imediato um Médico Dentista para obter o tratamento adequado para a sua situação.
Onde comprar a Goteira?
As goteiras para o bruxismo estão à venda, por exemplo, em farmácias, parafarmácias e em sites ligados à saúde. Ainda assim, na maior parte dos casos, só vai ter acesso a tamanhos standart – que geralmente são pouco eficazes.
Mas há outra opção.
Sabia que pode mandar fazer uma à sua medida no Médico Dentista? Na verdade, uma boa parte das clínicas dentárias prestam esse serviço.
Caso opte por essa opção, vai ficar com uma goteira que se adapta, de forma eficaz, à sua boca e que, por isso, se torna mais confortável e eficaz.
Qual o preço da goteira?
Nas farmácias e parafarmácias é possível encontrar goteiras a preços muito convidativos (a partir de 10 euros). Ainda assim, dentro desses valores, a qualidade do produto está longe de ser a desejável.
Aceite o nosso conselho e invista numa goteira feita à sua medida. Para isso, fale com o seu Médico Dentista.
Não tenha dúvidas que vai obter melhores resultados a todos os níveis. Fica a ganhar em facilidade de adaptação e conforto.
Se quiser ter um orçamento para o seu caso, contacte-nos. Teremos todo o gosto em falar consigo e ajudar.
Como lavar a goteira?
A goteira tem que ser usada todos os dias. Por isso mesmo, é perfeitamente normal que as bactérias se vão acumulando, muito por causa da saliva. Nesse sentido, a higienização é fundamental sobretudo para se evitar riscos para a saúde bucal e maus cheiros.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a goteira não deve ser higienizada com pasta de dentes. O melhor é mesmo escová-la com sabonete ou com um detergente neutro. Assim estará a evitar arranhões no acessório.
Além disso, também pode usar produtos antibacterianos muito usados por quem usa próteses dentárias. Para isso, coloque o objeto por alguns minutos dentro da solução.
No final, é muito importante secar a goteira e, caso não a vá utilizar, a guarde na caixa de proteção.
Conclusão
A goteira é uma grande aliada para quem sofre de bruxismo. Quando bem ajustada à boca, é bastante eficaz na proteção dos dentes e das estruturas que lhe dão suporte (osso e gengiva).
Além do mais, estabiliza a mandíbula e alivia a tensão muscular.
Já falou com o seu médico sobre isso? É muito importante que invista numa feita à sua medida.
Tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Se a resposta é ‘sim’, está à vontade para nos contactar. Teremos todo o gosto em falar consigo.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]