Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

O papel da Implantologia: o que é, as vantagens e os preços dos tratamentos

imagem de um paciente que foi alvo de um tratamento por implantologia

A Implantologia é capaz de grandes transformações. Esta é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. 

Os implantes dentários oferecem uma solução muito segura para a substituição de um ou mais dentes. 

Quer saber mais sobre esta área? Então tire todas as suas dúvidas neste artigo. 

Saiba, por exemplo, a que se dedica, para quem é aconselhada e que tipo de tratamentos podem ser realizados. 

Vamos a isso?

O que é a Implantologia?

A implantologia é a especialidade da Medicina Dentária que se concentra na implantação, de forma definitiva, de dentes artificiais na mandíbula. 

No caso, diz respeito aos procedimentos que são realizados para a substituição de dentes por implantes dentários. 

As recentes evoluções tecnológicas tornaram este processo cada vez mais previsível, natural e confortável para os pacientes. 

Por esse motivo, tornaram-se na solução ideal para devolver sorrisos, proporcionar uma melhor saúde bucal e elevar a auto-estima. 

A estética do sorriso ganha uma nova vida e passa a ser possível voltar a comer aquilo que mais se gosta, sem limitações, nem dores. 

imagem de uma cirurgia de colocação de prótese dentária 8all-on-four)

Para que serve a implantologia?

Tal como já foi dito, o papel da implantologia é o de substituir 1 ou mais dentes perdidos. Os implantes dentários proporcionam uma estabilidade sem igual, fazendo com os dentes artificiais funcionem tal e qual os reais. 

Além disso, também podem ser usados para suportar as próteses totais ou parciais. Assim sendo, apresentam-se como uma alternativa muito boa às pontes e dentaduras. 

Para quem é aconselhada?

A grande parte das pessoas. 

As limitações são raras. No fundo, o importante é que os pacientes tenham uma boca saudável (livre de doenças gengivais e cáries). 

Conheça algumas das contraindicações associadas a este tratamento: 

  • Grávidas;
  • Crianças;
  • Jovens cujos dentes ainda não estejam totalmente desenvolvidos;
  • Pessoas com diabetes não controlada ou doenças sistémicas graves;
  • Pacientes com cancro ou em tratamento de radioterapia ou quimioterapia;
  • Dependentes de químicos.

Além disso, pode não estar indicada em pacientes que façam a utilização de bifosfonatos – uma classe de medicamentos que são muitas vezes prescritos a quem sofre de osteoporose. 

Contudo, cada caso é um caso e portanto cada paciente deve ser analisado de forma independente. Quer isto dizer que a melhor forma de saber se pode colocar um implante dentário é marcando uma consulta no Médico Dentista. 

https://angelsmile.com.pt/wp-content/uploads/2021/06/Paciente-satisfeito-implantes.png

E o que é a Prostodontia?

A prostodontia trata de casos dentários complexos. Os protesistas realizam tratamentos para lidar com a falta de dentes, através de soluções fixas ou removíveis totais ou parciais, tanto sobre implante como sobre os dentes.

O que são os implantes dentários?

Um implante dentário é um componente artificial – geralmente feito em titânio – que é fixado ao osso da mandíbula e que permite substituir a raiz de um dente perdido. 

Imagem de 1 implante dentário
Implante dentário

Tipos de implantes dentários

Estes são os 3 tipos de implantes dentários mais comuns: 

  • Implante endosteal: é inserido no maxilar por baixo da gengiva; 
  • Implante subperiosteal: é inserido na gengiva sob o maxilar, sendo uma boa opção para quem não apresenta um maxilar saudável e falta de osso;
  • Implante zigomático: é inserido no osso zigomático (osso da maçã do rosto) e surge como uma alternativa para aqueles pacientes que reúnem as condições ideais para terem um implante normal. 

Dentes Imediatos

Através do processo “dentes em 1 dia”, é possível fixar dentes novos em cerca de 8 horas. 

Para isso, realiza-se uma pequena cirurgia, com anestesia local, onde se faz a extração dos dentes e, depois, a colocação dos implantes. 

No caso, apenas os dentes com patologias irreversíveis, ou seja, dentes que não podem ser tratados, é que são extraídos para depois serem colocados implantes.

Os tratamentos mais conhecidos do género são o All-on-four e o All-on-six. 

A técnica all-on-4 permite aparafusar próteses fixas com doze dentes sobre 4 implantes.

Dois implantes são colocados até 30 graus na zona posterior (onde terá pouco osso) e outros dois na zona anterior. Esta estratégia permite que o implante abranja uma maior quantidade de osso do que seria possível através do método tradicional.

imagem de um all-on-four (exemplo)
Prótese preparada no sistema all-on-four

Qual é a diferença entre All-on-four e All-on-six?

Estas técnicas são em tudo semelhantes. O que muda é o apenas o número de implantes que são colocados. O All-on-four usa 4 implantes e o all-on-six usa 6. 

Sedação na implantologia

A colocação de implantes é um processo cirúrgico e, portanto, a sedação deve ser utilizada como forma de favorecer o trabalho do Médico Dentista, bem como de oferecer um recurso que minimize o desconforto e incómodo do paciente durante a cirurgia. 

Por norma, são usadas duas estratégias: 

  • Anestesia local: o paciente fica acordado durante o procedimento, mas não sente dor. Esta anestesia, que inibe a sensação de dor para o cérebro, é realizada pelo Médico Dentista, no consultório. 
  • Sedação venosa consciente: é uma técnica de sedação muito segura, que é administrada pelo anestesiologista, e que proporciona uma sensação de conforto para o paciente. Este sedativo é aplicado na veia, sendo que os dados vitais são monitorizados. 
  • Anestesia geral: nos casos em que a anestesia local não está recomendada, pode-se recorrer à anestesia geral (por via intravenosa ou por inalação). Para isso, é obrigatória a presença de um anestesiologista.  

Quais são as grandes vantagens dos implantes?

Além de serem uma solução permanente para a perda dentária, os implantes têm muito outros benefícios:

  • Ajudam a prevenir a perda óssea;
  • Podem combinar com os seus dentes naturais (variedade de cores e tamanhos);
  • Evitam que o rosto mude de forma (sustentam a estrutura facial);
  • São fáceis de cuidar;
  • Serve de suporte aos dentes adjacentes; 
  • Não escorregam;
  • Restaura a força da mordida. 

imagem de um paciente satisfeito com implante dentário

O que é o Enxerto ósseo e quando é necessário?

O enxerto ósseo é realizado para oferecer uma maior sustentação para o implante dentário. Aconselha-se, por exemplo, em pacientes que apresentem uma débil espessura e condições ósseas. 

Para que a intervenção seja possível, pode ser usado um enxerto de outra parte do corpo ou materiais sintéticos. O período de adaptação pode demorar alguns meses. 

Como é realizada a cirurgia na implantologia?

No caso dos implantes normais, o Médico Dentista coloca o implante no osso da mandíbula, abaixo da gengiva, através de uma cirurgia que leva cerca de 2 horas por cada “parafuso”. 

Concluída essa etapa, é necessário que exista a osteointegração do implante, que geralmente acontece em 3 meses. Só depois é feita a restauração final e a substituição do dente. 

É dolorosa?

A cirurgia não é dolorosa, uma vez que é realizada com recurso à anestesia (local, em grande parte dos casos).

Ainda assim, é comum existir dor e desconforto nos primeiros dias após o procedimento, além de inchaço, inflamação e, por vezes, sangramento, nas primeiras 24-48 horas.

 

Médico Dentista a falar com o paciente

Quanto tempo dura um implante

Os implantes podem durar uma vida inteira. Contudo, para isso é muito importante que os pacientes cuidem dos dentes e façam um acompanhamento da sua saúde oral a cada 6 meses no Médico Dentista. 

Implantologia: preços dos tratamentos

O preço de um implante dentário é bastante variável. Os custos podem diferir conforme o material usado e a clínica onde a clínica é feita. 

Em Portugal, colocar um implante pode ir dos 500 aos 1000 euros. Em todo o caso, o preço por dente tende a ser menor quanto mais dentes se colocarem por intervenção.

Se quer ficar a saber ao certo quanto lhe iria custar o tratamento para o seu caso, está à vontade para entrar em contacto. Teremos todo o gosto em falar consigo.  

Conclusão 

Os implantes dentários são uma escolha segura e definitiva para recuperar o sorriso e, portanto, uma maior qualidade de vida. 

A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica a este tipo de casos. 

Falta-lhe algum dente e quer resolver esse problema? Então, marque a sua avaliação e receba um orçamento ajustado para o seu caso. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Imagem de paciente a ranger os dentes (bruxismo)

Tudo sobre o Bruxismo: o que é, quais são os sintomas e como tratar?

O bruxismo é uma atividade involuntária pode trazer várias complicações na boca. Fique a saber como deve enfrentar este problema.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.