Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Aparelho Dentário ?

Preço do tratamento de Aparelho Dentário ?

logo principal AngelSmile

Aparelho Dentário

Invisalign: tudo o que precisa de saber – o que é, como funciona e qual o preço?

Imagem de paciente a sorrir - tratamento invisalign

Os seus dentes estão desalinhados, sobrepostos ou espaçados? A sua autoestima sofre com isso? Então, talvez esteja na altura de mudar. Com o Invisalign é possível corrigir e conquistar o seu sorriso de sonho, sem que ninguém se aperceba disso.   

Este é um alinhador invisível muito discreto e bastante eficaz. A taxa de satisfação é de quase 100%.

Está em dúvida se este é o tratamento certo para si?

Se quer conhecer as verdadeiras vantagens e desvantagens desta opção ortodôntica e perceber como funciona todo o processo, este artigo pode ser muito útil para si. 

Conheça ainda algumas alternativas interessantes ao Invisalign

Vamos a isso?

Invisalign: o aparelho transparente para um sorriso perfeito

Os tratamentos por Invisalign vieram revolucionar o mundo ortodontia. Desde 1997 que mais de 8 milhões de pessoas já transformaram o sorriso, com uma técnica praticamente invisível. 

O Invisalign é um aparelho invisível, que surge como alternativa aos aparelhos metálicos tradicionais. É, no fundo, a solução ideal para quem alinhar os dentes e passar despercebido.

O que é o Invisalign? 

O Invisalign é um tratamento ortodôntico no qual são utilizadas goteiras finas e transparentes (alinhadores), que se encaixam perfeitamente nos seus dentes, guiando-os para a posição correta. 

Com estes alinhadores invisíveis, que fazem parte de uma nova geração de aparelhos dentários, deixou de ter que se utilizar os brackets e arcos metálicos. E tal torna esta opção esteticamente mais atraente

Durante o tratamento, utilizam-se, de forma sequenciada, vários alinhadores, que vão sendo ajustados conforme necessário.  Estes são construídos num material inteligente chamado SmartTrack, que garante uma adaptação perfeita com o dente. 

As goteiras transparentes são removíveis e, portanto, podem ser retiradas durante breves períodos, seja para comer, lavar os dentes ou até durante a prática desportiva, por exemplo.

É também possível saber como ficará o seu sorriso final, logo na consulta de avaliação. Para isso, é utilizado um software de inteligência artificial, que é capaz de fazer o planeamento digital do tratamento.

Como funciona? Qual o processo?

Tal como em todas as opções ortodônticas, a principal meta do Invisalign é corrigir o posicionamento dentário, para que o paciente consiga alcançar o sorriso que sempre sonhou. 

E tudo é pensado não apenas em termos de estética, mas também de oclusão e função.  

Ao contrário do que muitos pensam, com o Invisalign é possível tratarem-se todo o tipo de casos, dos mais leves aos mais graves. 

Planeamento

Em primeiro lugar, é feita uma consulta de avaliação. Tiram-se fotos e radiografias ao paciente, bem como se procede à realização de um scanner intra oral em 3D. 

Essas informações são fundamentais para o ortodontista fazer o estudo e o planeamento do tratamento. 

Nessa altura, já é possível ver como vai ficar o sorriso, através de uma simulação criada pelo programa de inteligência artificial, que já referimos anteriormente.

Após ser aprovada a posição dentária ideal e a oclusão – encaixe entre o maxilar superior e inferior – são construídos os alinhadores e colocados os attachments. 

Os attachments são umas pequenas pecinhas, que são coladas aos dentes, em locais estratégicos.  

O objetivo é fornecerem uma aderência suplementar aos alinhadores, ajudando os dentes a moverem-se para a posição correta. 

Modo de funcionamento do Invisalign no tratamento de diversos problemas no alinhamento dos dentes

Uso de alinhadores

Os alinhadores são removíveis, mas é fundamental que os utilize durante, pelo menos, 22 horas por dia. 

Por norma, é recomendado que se troque cada conjunto de alinhadores a cada duas semanas e são necessárias algumas consultas periódicas no Médico Dentista para se ir avaliando o processo. 

A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, porque cada caso é diferente do outro. 

Uso de retainer (Contenção)

Agora que os dentes estão na posição correta e se atingiu os resultados desejados, é importante que seja cuidadoso e utilize um retainer. Não desperdice todo o esforço. Fale com o Médico Dentista sobre esta questão.

Quanto tempo demora o tratamento com Invisalign?

Depende. O tempo de tratamento varia conforme a complexidade de cada caso. 

No fundo, pode ir de apenas alguns meses até 2 anos.  Ainda assim, de uma forma geral, pode-se dizer que esse período ronda os 12 meses. 

Para que os resultados sejam os melhores, e para que o desconforto seja mínimo, o Invisalign alinha os dentes de uma forma muito gradual. 

Não é realista ver muitas diferenças na primeira ou segunda semanas. Contudo, em alguns pacientes, já se começam a observar resultados um mês após o início do tratamento. 

Nota: o sucesso do tratamento, dentro do tempo estipulado, só é possível se o paciente colaborar e seguir todas as indicações que lhe forem dadas pelo Médico Dentista. 

imagem de paciente a segurar a goteira do invisalign
Paciente a segurar uma goteira (alinhador)

Quantas horas tem de usar por dia?

Tal como já foi dito, é imprescindível que utilize o alinhador sempre que puder. 

O tempo recomendado por dia é de cerca de 22 horas e não convém fugir muito desses números, para não comprometer o sucesso do tratamento. 

Uma sugestão: tire-os apenas quando come ou trata da sua higiene dentária e, muito excepcionalmente, quando tem algum evento social ou vai praticar exercício físico. 

O Invisalign funciona? É mais rápido?

Sim, o Invisalign funciona. Essa é uma verdade indubitável. 

Há muitas pessoas que pensam que este género de soluções só são eficazes a corrigir problemas ortodônticos muito leves. Mas isso não é verdade. 

Neste momento, a nossa experiência diz-nos que os aparelhos invisíveis são capazes de tratar todo o tipo de situações, sejam elas menos ou mais graves.  

E além disso, o Invisalign tende a ser um tratamento mais rápido do que quando comparado com os aparelhos metálicos tradicionais.

A quem recorrer para colocar Invisalign?

Se tem interesse em colocar o Invisalign, deve escolher uma clínica de confiança, com profissionais devidamente capacitados para realizar essa tarefa.

Se optar pela a AngelSmile, garantimos-lhe que estará em boas mãos. Em todas as nossas clínicas, contamos com uma equipa multidisciplinar e experiente a realizar este tipo de procedimento. 

Imagem de Médico Dentista a sorrir

Pode usar nos dentes inferiores e superiores?

Poder, pode. Mas não é algo muito comum. 

Isso é apenas recomendado para resolver situações muito simples. 

Na maioria dos casos, é necessário colocar o alinhador nos dentes superiores e inferiores para que seja possível coordenar as duas arcadas e a oclusão ocorra da melhor forma. 

Qual a idade para colocar Invisalign?

Nunca é tarde demais para conseguir o sorriso que sempre desejou. 

Em geral, não existem contraindicações de idade. O Invisalign pode ser usado em crianças, adolescentes e adultos. 

Aqui o mais importante é que haja total comprometimento. 

A única exigência é que o paciente apresente uma boa saúde oral. 

Durante o tratamento existe dor?

O Invisalign não é um tratamento doloroso, mas em certas alturas pode deixar os seus dentes um pouco doridos, devido à pressão que é exercida.

Ainda assim, em geral, essas dores são mais leves do que aquelas sentidas por quem usa um aparelho metálico. 

E, além do mais, esse é um desconforto passageiro, que passa assim que os dentes se adaptam ao uso e troca de alinhadores. 

Afeta a sua dicção?

Embora qualquer aparelho dentário possa afetar a maneira de como fala, é incomum o Invisalign causar esse tipo de problemas. 

E mesmo que exista uma leve alteração na dicção, esta geralmente normaliza 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

Quais as vantagens e desvantagens do Invisalign?

Quase tudo na vida tem vantagens e desvantagens. E o Invisalign não foge à regra.

Em todo o caso, não há grandes dúvidas que os pontos positivos acabam por superar os negativos, como vai ter a oportunidade de perceber já a seguir. 

Vantagens:

  • Conforto;
  • É removível;
  • Esteticamente muito atraente;
  • Não precisa de grande manutenção;
  • O tratamento é, por norma, mais rápido;
  • Pode ver o resultado final na consulta de avaliação;
  • Pode comer sem restrições;
  • A higiene oral fica facilitada. 

Desvantagens:

  • Preço (é um tratamento ortodôntico mais caro do que convencional) ;
  • Precisam de ser usados pelo maior tempo possível;
  • É necessário um grande compromisso por parte do paciente.

imagem de um jovem a colocar o aparelho invisível
Paciente a colocar o alinhador nos dentes

Como saber se o tratamento é indicado para si?

Para descobrir isso, lançamos-lhe um desafio. Se responder afirmativamente às perguntas seguintes, é um candidato ideal para colocar o Invisalign. 

  1. É uma pessoa responsável?
  2. Tem uma boa higiene oral?
  3. Já lhe nasceram todos os seus dentes de adulto?

Caso tenha algum problema dentário que necessite de cirurgia, implantes ou algum distúrbio da articulação temporomandibular, fale com o Médico Dentista sobre isso e perceba se o tratamento é viável para si. 

No fundo, o Invisalign é capaz de corrigir várias situações, como dentes apinhados ou separados, sobremordida e mordida inferior ou cruzada. 

Higienização da boca e Invisalign: o que devo saber?

Quando coloca o Invisalign, existem dois aspetos que nunca pode esquecer: a higienização da boca e também dos alinhadores. 

Alinhadores

A limpeza dos alinhadores deve ser feita com recurso a uma escova e a pasta de dentes. O ideal é que escove todas as superfícies e passe por água fria para enxaguar.

Nunca o faça com água quente, uma vez que isso pode causar a distorção do alinhador. Lave bem as mãos, antes de o remover e após a sua colocação. 

Outro conselho: quando não o estiver a utilizar, guarde-o na caixinha que lhe entregaram no início do tratamento. Assim, evita que que este se perca ou danifique.

imagem da caixa onde o invisalign deve ser guardado
Caixa para acondicionar o Invisalign

Boca

Escovar os dentes é a melhor forma de manter a sua boca saudável e livre de problemas. Faça essa tarefa com afinco, para que a placa bacteriana e o tártaro não se acumule na sua boca. 

Com isso, estará a preservar a sua saúde oral, bem como a permitir o correto assentamento do alinhador nos seus dentes.

imagem de uma escova de dentes

Invisalign antes e depois

As histórias de sucesso são muitas. Estas transformações falam por si. Veja por si mesmo… e, tal como estas pessoas, mude a sua vida com o Invisalign.

imagem de um antes e depois com invisalign
*Imagem retirada do site da Invisalign
imagem de um antes e depois com invisalign 2
*Imagem retirada do site da Invisalign

Resultados do Invisalign

Os resultados dos tratamentos com Invisalign são fenomenais, sendo que a taxa de satisfação dos pacientes é superior a 96%. Por isso, não existem razões para não optar por esta solução na procura pelo sorriso que sempre sonhou.  

Qual o preço deste tratamento?

O tratamento com Invisalign é um pouco mais dispendioso do que com os aparelhos metálicos tradicionais. 

E, sendo a Invisalign a marca de referência dos alinhadores, mais caro se torna. 

O preço pode mudar consoante o tipo de caso e tendo em conta o número de alinhadores que são precisos para que se complete o tratamento.

Os valores podem ir dos 3000 aos 5000 euros. A única forma de ficar a saber o valor exato que custaria no seu caso, é marcando uma consulta. Receba um plano de tratamento detalhado, sem qualquer compromisso. 

Existem alternativas ao Invisalign? São confiáveis?

A Invisalign conta com mais de 20 anos de história e é, de longe, a marca mais conhecida, e com mais provas dadas. 

Em todo o caso, nos dias que correm, já existem várias empresas no mercado que se dedicam aos alinhadores invisíveis, tais como: 

A Invisalign é marca referência neste tipo de segmento e, por isso, o custo do tratamento também é superior quando comparado com outras opções do género.

Na realidade, na AngelSmile pode também encontrar uma alternativa, que garante excelentes resultados, por valores bem mais convidativos.

É o caso dos Smilers®, fabricados em França, que são uma opção totalmente segura e confiável, já que têm uma eficácia comprovada no alcance do resultado final, planeado digitalmente.  

Estes alinhadores são feitos em politereftalato de etileno –  um material biocompatível e destinado ao universo médico. No fundo, são a escolha certa para quem procura um tratamento ortodôntico mais atraente e discreto.

infografia - smilers
Vantagens dos Smilers®

Qual a diferença dos alinhadores invisíveis para outros tipos de tratamentos ortodônticos?

As vantagens do Invisalign face aos aparelhos tradicionais são muitas. Desde logo, destacamos a estética, o maior conforto e enorme eficácia. 

Aparelho Dentário Fixo

São os modelos mais habituais e conhecidos. 

Existem vários tipos de aparelhos dentários fixos, que podem ser divididos em dois grandes grupos: os metálicos e os estéticos.

Neste tratamento, recorre-se a uma série de acessórios como bandas e brackets para garantir a movimentação dentária.

Aparelho Ortopédico

São sobretudo usados em crianças, durante a fase de crescimento, e trabalham a componente da ortopedia funcional dos maxilares. A utilização de aparelhos ortopédicos é uma solução eficaz, fisiológica e estável para os mais jovens. 

Estes aparelhos atuam durante o crescimento, permitindo estimular o desenvolvimento dos maxilares e o correto posicionamento dentário, evitando o agravamento de problemas existentes.

Ortodontia Lingual

Na ortodontia lingual, recorre-se a brackets prototipados, que são feitos à medida do dente de cada paciente, e que, em vez de serem colocados na face externa do dente, são aderidos na face interna, na face que está voltada para a língua. 

Estes brackets são bastante arredondados, com uma espessura bastante reduzida, de forma a não interferir na dicção e não magoar a língua. Passam completamente despercebidos e ninguém nota que está a usar aparelho ortodôntico.

Conclusão

Mais usados pelos adultos, os Invisalign são muito finos, transparentes e encaixam nos dentes de forma perfeita.

Por ser uma solução muito discreta e estética, é cada vez mais desejada pelos pacientes, melhorando a imagem e aumentando a autoestima.

O Invisalign é, no fundo, a melhor alternativa para aquelas pessoas que não se vêem a usar um aparelho metálico tradicional, sobretudo por não os acharem bonitos.

Se quer alinhar os dentes e passar despercebido, do que está à espera?

Como já pôde ver, as vantagens são inegáveis. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado. Para nós, o mais importante é que analise os prós e os contras e faça uma escolha ponderada.

E, se ficou com mais alguma dúvida, pode sempre entrar em contacto connosco. Será um gosto falar consigo. 

Ou, se preferir, deixe um comentário. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Imagem de paciente a ranger os dentes (bruxismo)

Tudo sobre o Bruxismo: o que é, quais são os sintomas e como tratar?

O bruxismo é uma atividade involuntária pode trazer várias complicações na boca. Fique a saber como deve enfrentar este problema.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Aparelho Dentário ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.