fbpx
Jovem adulta a mostrar a língua branca

Língua branca: o que pode ser e como tratar?

 

A sua língua está branca? Ou não está totalmente branca, mas tem algumas pequenas manchas? Em ambos os casos, normalmente não é motivo para grande preocupação. 

 

Ainda assim, se for algo recorrente e com o odor forte, o melhor mesmo é consultar um Médico Dentista para verificar a origem desse problema.

 

Neste artigo vai ficar a saber quais são as causas principais da língua branca e a algumas formas para resolver essa questão de uma vez por todas.

 

Algumas delas são bem simples. 

 

Vamos a isso?

 

Língua branca: as causas

Em grande parte das situações, a língua branca é resultado de um acúmulo excessivo de bactérias e fungos na boca. 

 

Geralmente, é mais visível em pessoas que não têm os cuidados devidos com a saúde oral ou que têm o sistema imune enfraquecido.

 

Antes de tudo, importa dizer que a língua branca não é uma circunstância normal e está, na maior parte dos casos, associada a este conjunto de motivos:

 

1 - Má higiene oral

Em geral, a descoloração da língua é motivada por uma higiene oral pouco cuidada. Sendo assim, além de escovar os dentes, nunca se esqueça de escovar também a língua.

 

Em muitos casos, as papilas presentes na língua ficam inflamadas e inchadas, caso não exista, diariamente, uma escovagem bem feita.

 

Na realidade, quantos os restos de comida não são removidos de forma adequada, as bactérias acumulam-se, criando um aspeto esbranquiçado à língua.

2 - Boca seca

A falta de saliva pode resultar no aumento de bactérias. Geralmente, a boca seca (xerostomia) recorrente é causada pela ingestão de certos medicamentos ou é um sinal de algumas doenças, como a síndrome de sjögren ou a diabetes.

3 - Desidratação

A falta de água no corpo diminui a imunidade e pode ser um aliado para que as bactérias se desenvolvam. Nesse sentido, nunca se esqueça de ir bebendo água ou chá sem açúcar ao longo do dia.

4 - Fumar

O tabaco pode deixar a sua língua branca, além de aumentar, em grande escala, o risco de vários tipos de cancros, como o da boca.

 

5 - Usar prótese dentárias ou aparelhos ortodônticos

Tanto os aparelhos dentários como as prótese dentárias podem arranhar e ferir a sua língua. Esses pequenos ferimentos abrem caminho para as bactérias e germes.

6 - Algumas doenças

Existem algumas patologias que podem provocar sintomas como a língua branca:

 

  • Diabetes Mellitus;
  • Mononucleose infecciosa;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Candidíase oral;
  • Leucoplasia;
  • Líquen Plano.

7 - Dormir de boca aberta

Dormir de boca aberta leva a um ressecamento bucal e, muitas vezes, isso cria uma camada esbraquiçada na língua. Acontece, geralmente, em pessoas com gripe, asma, sinusite ou alergia.

Jovem adulta a mostrar a língua

Como tratar a língua branca

O diagnóstico deste problema é, muitas vezes, bastante simples. 

 

Além de apresentar uma cor esbranquiçada, a língua branca está muitas vezes associada a outros sintomas como o mau hálito e boca seca.

 

Na maior parte dos casos, a língua branca é algo transitório, que acaba por desaparecer num curto espaço de tempo.

 

Ainda assim, se estes sintomas, aliados a dor e ardência, se prolongarem por mais de 2 semanas, o ideal é que consulte um clínico geral de forma a avaliar se existe alguma doença associada e iniciar o devido tratamento.

 

 

De forma a combater esta patologia ou evitá-la é importante que adote este conjunto de comportamentos:

 

  • Beber muita água;
  • Escovar os dentes e a língua;
  • Usar fio dentário diariamente;
  • Bochechar a boca com elixir oral, após a escovagem;
  • Visitar o dentista com frequência (6 em 6 meses);
  • Utilizar raspador de língua;

Conclusão

A língua branca pode manifestar-se por diversos motivos.


Na maior parte dos casos, não requer grandes motivos para preocupações. Ainda assim, se for algo recorrente, pode ser um sintoma de uma patologia de saúde grave. Fique atento!


Caso esteja a passar por isso, o melhor mesmo é marcar uma consulta no Médico Dentista ou no seu Médico de Família de forma a avaliar a sua condição.


Esperamos que as informações que lhe trouxemos tenham sido úteis para si.


Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contacto e marque uma consulta. Temos todo o gosto em ajudar.

Partilha :

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email