Quer saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Manchas na língua: as causas e como prevenir?

manchas na lingua

O aparecimento de manchas na língua é algo que merece sempre a sua atenção.

De facto, a língua pode dar sinais sobre possíveis problemas de saúde. Por exemplo, quando o seu aspeto muda, isto pode indicar uma infeção, desnutrição ou outras condições. 

Normalmente não é motivo para grande preocupação. Ainda assim, se for algo recorrente e sentir um odor forte na boca,, o melhor mesmo é consultar um Médico Dentista para verificar a origem desse problema.

Neste artigo, vai ficar a saber qual o aspeto natural da sua língua, o que pode causar as manchas e em que casos deve consultar um profissional.

Quem pode ter manchas na língua?

Qualquer pessoa pode ter manchas na língua, sendo estas, geralmente, temporárias e inofensivas.

No entanto, as pessoas que fumam, abusam de bebidas alcoólicas ou têm o sistema imunitário enfraquecido têm maior probabilidade de desenvolver manchas na língua.

Qual o aspeto natural da língua?

Quando uma pessoa está saudável, a língua tem um tom rosado e apresenta uma camada branca fina.

Por outro lado, quando estão vermelhas pode ser um indicador de vários problemas, tais como inflamação, infeção ou deficiência de vitamina B12. 

Causas para as manchas na língua 

As manchas podem acontecer por vários motivos, por isso é que é tão importante que avalie a sua situação no Médico Dentista. As razões mais comuns são as seguintes:  

  • Higienização inadequada pode dar origem a manchas na língua, sendo acompanhada de halitose e aumento da placa bacteriana.
  • Língua geográfica é uma disfunção que também pode causar manchas na língua, neste caso vermelhas, lisas e irregulares. Esta condição pode causar dor e dar a sensação de queimadura ou desconforto. Assim sendo, torna-se necessário consultar um médico dentista, para que este possa indicar o tratamento mais adequado.
  • Queimaduras também podem causar esse problema. Podem acontecer, por exemplo, ao comer alimentos muito quentes ou ao consumir comida picante. Além das manchas, poderá verificar inchaço, dor e sensibilidade na língua. 
  • A alimentação, como o consumo de chá ou café, pode dar origem a manchas na língua. Neste caso, a melhoria dos hábitos de higiene, por norma, resolve o problema.
  • A deficiência de vitamina B pode provocar manchas vermelhas.
  • Reações alérgicas à comida, medicamentos ou pasta de dentes podem causar manchas na língua.
  • Presença de microorganismos na boca pode resultar no aparecimento de manchas, podendo o sistema imunológico estar enfraquecido.
  • Um dos sintomas de cancro na língua é o surgimento de manchas vermelhas ou brancas, que não desaparecem, mesmo com uma higienização bucal mais reforçada. Porém, o aparecimento isolado de manchas não significa que sofra desta condição.
  • Quando aparece uma mancha branca com borda vermelha na língua é bem possível que se trate de uma afta. Este é um problema muito comum. Normalmente, não implica grandes preocupações, mas, se for algo recorrente, é importante que procure ajuda médica, porque pode ser um sinal de um problema maior.
  • Existem algumas doenças que podem provocar manchas na língua, tais como: Diabetes Mellitus; Mononucleose infecciosa; Refluxo gastroesofágico; Candidíase oral; Leucoplasia; Líquen Plano.
  • O tabaco pode manchar a língua, além de aumentar, em grande escala, o risco de vários tipos de cancros, como o da boca;
aftas na lingua

Como prevenir?

​​De forma a ver se livre desta patologia ou evitá-la é importante que adote este conjunto de comportamentos:

  • Escove os dentes pelo menos 2 vezes por dia, não descuidando a língua;
  • Use escovas de dentes macias;
  • Enxague a boca, depois de comer;
  • Use fita dentária;
  • Não fume;
  • Evite beber bebidas alcoólicas;
  • Evite o consumo de açúcar;
  • Consulte frequentemente o seu Médico Dentista para realizar check-ups orais e destartarizações.

Quando consultar um Médico Dentista?

Algumas manchas não são preocupantes, como, por exemplo, aquelas que aparecem após a alimentação. Porém, se tiver manchas na língua, que não desaparecem após a higienização, durante algumas semanas, deve consultar o seu Médico Dentista. 

Sobretudo se, além do aparecimento de manchas, verificar alterações no tamanho, forma e textura da língua ou se a língua sangrar ou doer.

Marcar Consulta

Conclusão

O aparecimento de manchas na língua é comum e pode ser inofensivo, desaparecendo com um reforço da higienização oral e evitando alguns alimentos, como vinho, café ou chá.

Algumas manchas, todavia, podem indicar problemas de saúde. Como tal, é importante estar atento e consultar o seu Médico Dentista, se as manchas não desaparecerem dentro de uma semana. 

Se tem alguma questão, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
xerostomia

Xerostomia: o que é, as causas e tratamento?

Receia que pode estar a sofrer de xerostomia? Neste artigo, fique a saber tudo sobre o que é, as causas e como a pode combater.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Apenas em 50 segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Apenas em 50 Segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais