Quer saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

Odontopediatria: qual é o seu papel na saúde oral das crianças?

odontopediatria

Tal como para os adultos, a saúde oral é fundamental nas crianças. E é para permitir este cuidado e alguns tratamentos específicos que a odontopediatria existe.

Tem crianças em casa e gostava de saber sobre o que deve fazer para cuidar da saúde oral delas?

Então, está no artigo certo! Conheça o que é a Odontopediatria, qual a sua importância e quais os procedimentos mais comuns nesta área.

O que é odontopediatria e qual a sua importância?

Se já leu o nome desta área médica mas questiona-se sobre o que significa odontopediatria a sua resposta está aqui. 

A odontopediatria, especialização da odontologia, é responsável pela realização de exames e gestão da saúde oral nas crianças até à adolescência.

Ter atenção à saúde oral das suas crianças é importante não apenas para cuidar de problemas atuais, mas também para evitar problemas futuros. 

Mas, afinal, porque a odontopediatria é tão importante? Existem algumas razões concretas:

Limpeza frequente dos dentes

As crianças, sobretudo quando são mais pequenas, podem ter alguma dificuldade em higienizar os seus dentes da forma mais correta, seja com a escova ou com o fio dentário. 

Mesmo com a ajuda de um adulto, é possível que existam zonas que fiquem por escovar ou que não são limpas na totalidade e que podem dar origem a cáries dentárias.

Para as evitar, é aconselhada uma limpeza dentária, duas vezes por ano, para remover o excesso de placa bacteriana e o tártaro.

Tratamentos mais simples

A regularidade nas consultas evita o agravamento de problemas dentários que a sua criança poderia desenvolver se não tivesse este acompanhamento. Assim, e dependendo da situação, os tratamentos podem ser simples e não tão invasivos.

Bons hábitos de higiene 

Além de cuidarem dos dentes, os odontopediatras têm o conhecimento necessário para ensinar as técnicas de limpeza e higiene oral nas crianças, de forma simples e divertida.

Evita a ansiedade odontológica

É possível que conheça adultos com receios de ter consultas odontológicas, certo? É por isso que a odontopediatria é fundamental: os profissionais garantem uma experiência positiva nas crianças, que se irá repercutir na sua vida adulta e naquele momento em que é preciso ter uma consulta.

imagem de criança no médico dentista

Marcar Consulta

O que é um odontopediatra e o que o diferencia do dentista?

O odontopediatra, como é possível concluir, é um profissional especializado no diagnóstico e tratamento de problemas dentários em crianças e adolescentes em crescimento. Geralmente, cuidam dos dentes das crianças (dentes de leite), da dentição mista (crianças com dentes de leite e de adulto) e ainda de adultos com necessidades especiais (Advanced Children’s Dentistry).

 De acordo com a WebMD, estes profissionais têm várias funções, tais como:

  • Exames realizados à saúde bucal da criança;
  • Limpeza regular dos dentes, tratamentos com flúor, recomendações;
  • Diagnóstico e tratamento para endireitar ou corrigir dentes;
  • Reparação de dentes;
  • Detecção de possíveis complicações na saúde oral.

Ao levar a sua criança a uma consulta dentária já notou que o seu comportamento é muito diferente em comparação ao de um adulto, correto? É por este e outros motivos que os odontopediatras têm alguns diferenciais face aos dentistas:

Formação específica

Para além da sua formação de odontologia geral, os odontopediatras têm conhecimentos, por exemplo, de desenvolvimento infantil e comportamento. Para além disto, a comunicação também é um ponto fulcral para saber explicar às crianças, de forma simples e compreensível, os procedimentos e a sua importância.

Odontopediatria: até que idade? Estes profissionais dão consultas a pacientes até aos 18 anos, mas também podem dar a adultos, que tenham necessidades especiais.

Ambiente diferente no consultório

Um ambiente lúdico, dinâmico e divertido é importante para transmitir calma e ajudar as crianças a estarem confortáveis sempre que vão às consultas.

Equipamento específico

Como é normal, também os equipamentos e utensílios precisam de ter um tamanho menor para que possam caber na boca das crianças e possibilitarem o desenrolar natural da atividade odontológica.

Marcar Consulta

Odontopediatria: quais os procedimentos mais comuns?

Existem inúmeros procedimentos, tendo em conta cada situação individual. Porém, a NewMouth identifica os mais usuais:

Exames

Tem um bebé ou criança em casa? As consultas odontopediátricas devem começar após o nascimento do primeiro dente. 

Nestes exames odontológicos são, por norma, analisados sinais de cáries, gengivite, erosão dentária, entre outros aspetos.

Tratamento com flúor

O flúor é usado durante os exames e tem vários benefícios, tais como ajudar na prevenção de cáries e manter forte o esmalte do dente.

Restaurações das cavidades

Devido à formação de cáries, este tratamento inclui restaurações/obturações dos dentes. Permite não só cuidar dos dentes lesados, como também evita que as cáries se espalhem para mais dentes.

Coroas de aço inoxidável

Caso as obturações não resultem, a hipótese pode passar por colocar coroas de aço inoxidável, que são tampas de metal fortes, que restauram os molares danificados.

Extrações dos dentes de leite

Os dentes de leite, chamados dentes decíduos, são extraídos quando estão demasiado lesados ou têm cáries e quando impedem o crescimento dos dentes permanentes.

Colocação de selantes dentários

Este procedimento consiste na colocação de uma “barreira” nas fissuras das superfícies de mastigação, com o objetivo de proteger os dentes das crianças, de forma indolor e segura.

Imagem de uma odontopediatra

Conclusão

A saúde oral é essencial também nas crianças e a odontopediatria é área responsável por esta gestão oral até à adolescência.

A limpeza frequente dos dentes, os tratamentos mais simples, a aquisição de bons hábitos de higiene e o evitar da ansiedade odontológica são alguns dos motivos que explicam a importância desta especialidade. 

Os odontopediatras têm uma formação diferente dos dentistas gerais, uma vez que se especializam nesta área e apresentam, por exemplo, competências em desenvolvimento infantil e comportamento.

E aí por casa, as crianças já visitaram um odontopediatra? Se ainda não, é importante que marque a consulta odontopediátrica, de forma a proteger a saúde oral dos seus filhos. 

Depois da primeira consulta, certamente que não haverá mais medos da ida ao dentista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
xerostomia

Xerostomia: o que é, as causas e tratamento?

Receia que pode estar a sofrer de xerostomia? Neste artigo, fique a saber tudo sobre o que é, as causas e como a pode combater.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Apenas em 50 segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Apenas em 50 Segundos

Simule o Valor do Tratamento Dentário que procura.

Encontre a solução certa para si:

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais