Falta-lhe um ou mais dentes? Tem complexos em sorrir em público porque tem uma falha? Sente dificuldades em mastigar alimentos mais duros? Então, saiba que, hoje em dia, existem soluções muito eficazes para resolver esse problema. É o caso da prótese dentária.
Há várias opções, entre fixas e removíveis.
Se tem falta de dentes, saiba que é extremamente importante que os dentes que tem em falta sejam substituídos o mais depressa possível para evitar possíveis complicações para a sua saúde oral.
Neste artigo perceba que opção pode estar mais indicada para si.
Vamos a isso?
O que é a prótese dentária?
As próteses são dispositivos que têm como função substituir os dentes e outras estruturas orais, tais como a gengiva e o osso. Através da colocação de prótese dentária, é possível restabelecer a função mastigatória.
Além do mais, o paciente passa também a conseguir falar e sorrir corretamente. Mais do que uma solução estética, as próteses dentárias permitem recuperar a autoestima e a qualidade de vida.
Basicamente, existem dois tipos de próteses: as próteses removíveis e as próteses fixas.
Prótese dentária Removível
Uma prótese dentária removível é aquela que pode ser retirada da boca pelo próprio paciente, a qualquer momento. Dentro das próteses removíveis existem as próteses esqueléticas e as próteses acrílicas.
Próteses esqueléticas
As próteses esqueléticas têm um esqueleto metálico que lhes permite ter uma espessura mais fina. São também mais resistentes, quando comparadas com as acrílicas. Os ganchos metálicos apoiam a prótese nos dentes saudáveis, podendo criar, quando estão visíveis, problemas estéticos.
Um dos pontos a favor é que a adaptação do paciente torna-se mais rápida em comparação com a prótese acrílica.
Em todo o caso, necessitam de dentes para se apoiarem.
Próteses acrílicas
A prótese acrílica não necessita dessa sustentação através dos dentes. Sendo assim, com esta opção, é possível realizar-se reabilitações totais em pacientes sem qualquer dente na boca.
Preço
Devido às diferentes características de cada prótese, o preço também varia. No entanto, a acrílica acaba por ser a prótese mais económica.
Prótese dentária Fixa
As próteses fixas são a melhor solução para se substituir dentes naturais perdidos.
Podemos dividir este tipo de próteses em duas categorias: próteses fixas apoiadas nos dentes e próteses fixas apoiadas em implantes.
As próteses fixas garantem uma qualidade de vida muito superior em comparação com as próteses removíveis. Em traços gerais, estas opções simulam aquilo que são os dentes naturais.
O que as próteses fixas fazem é ocupar o ‘buraco’ deixado pela dentição perdida, restabelecendo a função perdida e garantindo, ao mesmo tempo, um aspeto estético bastante atrativo e uma maior facilidade de adaptação.
Estas próteses não podem ser retiradas, no dia a dia, pelos pacientes. Isso é apenas possível em consulta com o Médico Dentista.
Para quem é recomendada a prótese dentária?
Este género de soluções estão indicadas para qualquer pessoa que tenha falta de um ou mais dentes. Na realidade, existem vários critérios que têm que ser levados em conta na altura de se proceder à escolha da prótese:
- Presença de dentes e a qualidade dos mesmos;
- Facilidade de higiene do paciente;
- Preço.
Próteses dentárias: Antes e Depois
(Pacientes AngelSmile)
Como funciona o processo de adaptação à prótese?
A adaptação é muito mais rápida nas próteses fixas do que nas próteses removíveis. A persistência é chave para que este processo seja mais rápido e harmonioso.
Nunca se deve retirar a prótese quando o problema é apenas dificuldade de adaptação. Mais tarde ou mais cedo, o paciente acabar por se habituar.
Durabilidade de uma prótese dentária
Uma prótese dentária pode durar muitos anos, se for devidamente bem tratada.
Ainda assim, no caso das próteses removíveis, os cuidados têm que ser redobrados. Devem ser manuseadas com prudência, uma vez que é comum quebrarem-se quando caem, por exemplo.
Outra coisa que pode ter um efeito muito negativo nas próteses é o tabaco, já que os cigarros enfraquecem a estrutura óssea, potenciando, dessa forma, falhas no implante.
Cuidados a ter com as próteses fixas e removíveis
Próteses fixas
Os cuidados a ter após a colocação de uma prótese dentária fixa acabam por ser muito parecidos aos que se devem ter com a dentição natural.
É muito simples. Basta, para isso, que escove os dentes com a escova e a pasta dentífrica que costumava utilizar.
Nunca se esqueça também de utilizar o fio dentário. Existem soluções no mercado que são especificamente pensadas para o caso das próteses. Geralmente, estes fios são construídos com pontas mais duras.
Próteses removíveis
Tal como já foi dito, este tipo de próteses requerem outro tipo de cuidados. Por exemplo, a limpeza deve ser feita fora da boca. A melhor solução passa por cobrir o lavatório com uma toalha para prevenir possíveis quedas e danos.
Além disso, é muito importante que tenha em conta alguns comportamentos:
- Mergulhá-las em água quando não estiverem em uso.
- Escová-las diariamente, de forma a remover os resíduos dos alimentos e a placa bacteriana. Assim, evita também que as próteses fiquem com manchadas.
- Escovar a gengiva, língua e céu da boca, todas as manhãs, com uma escova de cerdas macias, antes de inserir as próteses. Esse pequeno procedimento promove a circulação nos tecidos e ajuda a remover a placa.
- Não utilizar um pasta dentífrica normal: deve-se usar uma pasta indicada para esse efeito, que será recomendada pelo seu Médico Dentista. Os dentífricos tradicionais podem promover a erosão da prótese.
- Utilizar pastilhas efervescentes ou optar pela espuma: É um belo complemento à escovagem. Estas duas soluções ajudam a deixar a próteses mais limpas e frescas. Além do mais, eliminam os micróbios que provocam o mau hálito e atuam na remoção das manchas.
- Não higienizar a prótese com a faca ou com o garfo: Tal circunstância pode causar riscos e, além disso, aumenta a probabilidade dos alimentos se colarem aos dentes.
- Ir ao dentista, se algo acontecer às próteses ou se estas ficarem soltas na boca: Não tente ajustá-las porque isso poderá danificá-las ao ponto de não poderem ser reparadas.
São necessárias consultas de manutenção?
As consultas de manutenção são indispensáveis. As próteses devem ser vigiadas e retificadas, em caso de necessidade.
Caso não haja esse cuidado, ou se existirem maus tratos com a prótese, estas podem-se fraturar ou ficar desadaptadas.
É imprescindível que tenha isso em atenção porque tal circunstância pode levar a outro tipo de problemas na cavidade oral.
Desta forma, se uma prótese partir, deve ser retificada. Para isso, o paciente terá que se dirigir-se à clínica dentária com a maior das brevidades.
Próteses e implantes dentários: as diferenças
Os implantes dentários são uma espécie de parafusos, que servem para substituir de forma fixa os dentes perdidos.
Normalmente, são feitos em titânio – um material que é compatível com o nosso organismo.
Já as próteses referem-se, em geral, a estruturas removíveis – nas quais o próprio paciente pode retirá-las e colocá-las – e que têm como função substituir dentes que estão em falta.
Os implantes são, de momento, o tratamento de eleição para a substituição de um ou mais dentes, por vários motivos:
- Conforto;
- Não dependerem de mais nenhum outro dente;
- Oferecerem os melhores resultados estéticos e funcionais;
É possível substituir apenas um dente ou a totalidade dos dentes em falta, com recurso aos implantes dentários.
[maxbutton name=”Marcar Consulta”]
Conclusão
As próteses dentárias são excelentes soluções para quem quer resolver o problema da falta de dentes.
Neste artigo ficou a conhecer várias opções e modelos.
Está a pensar em optar por algum em concreto?
Fale-nos disso nos comentários.
E se tem mais alguma dúvida sobre este assunto, entre em contacto connosco.
Estamos totalmente disponíveis para ajudar.