Implantes

Prótese esquelética: o que é e quando é recomendada?

prótese esquelética

Descubra o custo do seu tratamento! Calcular agora >

A prótese esquelética tem como objetivo substituir os dentes em falta no paciente. É recomendada, em certos casos, quando não é possível colocar implantes dentários, devido, por exemplo, à falta de espaço na boca. 

Quer saber mais informações sobre este tipo de solução? 

Neste artigo, saiba são as vantagens, desvantagens e perceba se existem contraindicações na utilização deste tipo de prótese dentária.

Vamos a isso?

O que é uma prótese esquelética?

A prótese dentária esquelética, também conhecida como prótese de Roach ou prótese grampeada, é um tipo de dentadura removível com uma base (ou “esqueleto”) em liga metálica, feita de cromo cobalto ou cromo níquel e composta por dentes de cerâmica e gengiva de acrílico. 

Tem como propósito substituir um ou mais dentes, mas são sempre removíveis e parciais, não podendo substituir a dentição completa.

Esta prótese é pouco volumosa, pelo que a adaptação costuma ser relativamente simples, sendo também fácil de higienizar e resistente a quedas, movimentos e alimentos.

É das próteses removíveis que menos danifica os tecidos da boca, sendo a sua grande desvantagem o facto de poder ser visível.

Com esta prótese, a pressão é transferida para os dentes naturais e para os maxilares, sendo assim atingida a pressão natural ao mastigar.

Quando são recomendadas?

Estas próteses são recomendadas para pessoas que ainda têm muitos dentes naturais e gengivas saudáveis. Isto porque a prótese esquelética consiste numa estrutura metálica com ganchos colocados nos dentes naturais, de modo a fixar a prótese e impedir que esta caia.

Vantagens

  • São resistentes;
  • Higienização simples;
  • Adaptação fácil;
  • Não causam reações alérgicas;
  • Não magoam a gengiva e o palato;
  • Melhora a mastigação;
  • Ocupam pouco espaço na boca (ideal para quando o paciente não quer cobrir o palato).

Desvantagens

  • Mais caras;
  • Dificuldade em acrescentar dentes ou fazer alterações;
  • Possibilidade de se verem os ganchos metálicos da prótese (no entanto, existe a possibilidade de optar por ganchos invisíveis).

Há contraindicações para o uso de prótese esquelética?

Não existem contraindicações para o uso de prótese esquelética. O único requisito é que o paciente tenha dentes naturais, para que sirvam de pilar à prótese, de modo a segurá-la e fixá-la.

Imagem de médico dentista em consulta

Dr. Anselmo Vasconcelos – OMD 5768

São mais duráveis do que próteses acrílicas?

Sim, estas próteses geralmente duram mais do que as próteses acrílicas.

Dificilmente se partem ou racham, sendo isto possível por serem feitas de metal.

Conclusão

A prótese esquelética é ideal para pacientes que necessitam substituir um ou mais dentes. Contudo, para que isso seja possível, é necessário que tenham uma boa estrutura óssea e dentes naturais, de modo a segurar a prótese.

Esta prótese é confortável e de fácil adaptação, por ser feita de metal e ocupar pouco espaço na boca. 

Por exemplo, o facto de ser metálica torna–a, ainda, muito resistente a quedas. 

Além disso, não causa reações alérgicas e a sua higienização é bastante fácil.

A maior desvantagem desta prótese é o facto de, por vezes, ser possível ver os ganchos, tornando o seu aspeto um pouco inestético.

É, ainda, difícil fazer alterações à prótese, pelo que se perder outro dente, será muito dispendioso acrescentá-lo à prótese existente e poderá ser necessário fazer uma prótese esquelética nova.

Para saber se a prótese esquelética é a opção indicada para si, não hesite em entrar em contacto connosco ou agendar uma consulta. Teremos todo o gosto em ajudar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
xerostomia

Xerostomia: o que é, as causas e tratamento?

Receia que pode estar a sofrer de xerostomia? Neste artigo, fique a saber tudo sobre o que é, as causas e como a pode combater.
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.

Apenas em 50 segundos

Descubra o preço do seu tratamento

Não deixe a ansiedade e a incerteza financeira atrapalharem. Calcule o preço do seu tratamento dentário online, sem sair de casa.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa
A forma simples de obter o sorriso que adora.

Sabemos que o sorriso que sempre desejou é mais do que apenas uns dentes bonitos – é uma fonte de confiança, autoestima e felicidade.

Através de um plano de tratamento personalizado, cada visita é planeada na conquista do seu objetivo. Queremos que se sinta confiante e confortável durante todo o processo.
 
Descubra como:

Apenas em 50 Segundos

Descubra o preço do seu tratamento

Não deixe a ansiedade e a incerteza financeira atrapalharem. Calcule o preço do seu tratamento dentário online, sem sair de casa.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais