Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de 

Implantes ?

Preço do tratamento de Implantes ?

logo principal AngelSmile

Implantes

A retração gengival tem solução? – Causas, tratamento e cirurgia

imagem de paciente com recessão gengival

As suas gengivas estão vermelhas e recuaram? Tem dor quando escova os dentes? Então é muito provável que esteja a sofrer de retração gengival.

Esta condição pode afetar muito o seu sorriso e causar complicações difíceis de tratar. Embora a gengiva não volte a crescer, existem vários procedimentos capazes de ajudar a resolver esse problema.

Neste artigo saiba quais são. E perceba, ainda, como pode prevenir a recessão das gengivas e evitar que esta piore.

Vamos a isso?

O que é a retração gengival?

A retração gengival acontece quando a gengiva se retrai da superfície do dente. Consequência? Tanto o dente como a raiz do dente ficam mais expostos.

Tal retração cria lacunas – entre os dentes e a gengiva-, que facilitam o desenvolvimento de bactérias e que podem provocar uma série de problemas dentários.

Para estes casos, podem-se realizar diferentes tratamentos. A melhor opção depende da severidade da perda do tecido.

Contudo, uma coisa é certa: quanto mais precoce for o diagnóstico e se iniciar o tratamento, melhor serão os resultados.

Exemplo de recessão gengival
Exemplo de recessão gengival

Causa dor?

A dor pode surgir quando se escova os dentes, por exemplo.

Mas, na realidade, o primeiro sintoma da retração gengival é, geralmente, a sensibilidade dentária – que provoca desconforto quando se consome alimentos e bebidas doces, quentes ou geladas.

Nos casos mais graves (quando as raízes dos dentes ficam muito expostas) também é possível que exista infeção e dor severa.

Imagem de paciente com sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária é um dos primeiros indicadores da retração gengival

Pode ser um problema sério?

A retração gengival é uma condição muito mais séria do que muitas pessoas imaginam. Se, por exemplo, deixar arrastar este problema, podem surgir problemas como infecção, cárie e, no limite, perda dentária.

Como já foi dito, a recessão gengival cria lacunas entre os dentes e a linha da gengiva. E isso propicia que as bactérias causadoras de doenças se desenvolvam.

Desta forma, o tecido de suporte e estruturas ósseas podem sofrer com isso.

Por que acontece?

São vários os fatores que podem levar à retração gengival. Conheça-os agora:

  1. Escovagem agressiva;
  2. Tabaco;
  3. Bruxismo;
  4. Higiene oral pouco cuidada;
  5. Uso de Piercing na língua ou nos lábios;
  6. Diabetes;
  7. Certos medicamentos que tornam a boca seca;
  8. Fatores hereditários.

Papel da escovagem

Escovar com muita força, ou utilizar cerdas duras, pode ir desgastando o esmalte e causar a retração das gengivas. Por isso mesmo, é essencial que a escovagem dos dentes seja feita de forma suave e sem pressas.

O branqueamento dentário também pode provocar recessão gengival?

Quando é feito sem a devida supervisão profissional, é muito possível. Acima de tudo, é preciso ter-se muito cuidado com as tiras de branqueamento de venda livre. Estas podem danificar as gengivas já que contêm componentes bastante agressivos.

Desta forma, se quer tornar os seus dentes mais brancos, é essencial que procure ajuda especializada. Este procedimento é totalmente seguro se for realizado ou acompanhado por um Médico Dentista de confiança.

Neste artigo saiba tudo sobre os branqueamentos dentários.

O bruxismo pode causar recessão gengival severa

O bruxismo não afeta apenas os dentes. O facto de ranger e apertar os dentes cria uma enorme pressão sobre as gengivas e, sendo assim, é frequente que existam retrações gengivais severas nestes casos.

Além disso, ranger os dentes pode levar a que os dentes fiquem mais soltos, criando bolsas onde as bactérias se podem alojar.

imagem de pessoa que sofre de bruxismo
O bruxismo é um dos maiores fatores de risco para o aparecimento da recessão gengival

Tratamento para a retração gengival

No que toca à retração gengival, o tipo de tratamento deve ser adaptado conforme a gravidade do problema.

Retração gengival leve

Em muitos casos, é possível tratar-se uma retração gengival leve apenas com uma limpeza profunda da área afetada.

Neste procedimento retira-se a placa bacteriana e o tártaro que se fixou nos dentes e nas superfícies radiculares abaixo das gengivas. Depois disso, procede-se ao alisamento da raiz para dificultar o acesso das bactérias.

É comum recorrer a antibióticos para eliminar possíveis bactérias prejudiciais que ainda possam restar na boca.

Retração gengival grave

Já nos casos de recessão gengival mais graves (quando se perdeu bastante osso e existem bolsas muito profundas), pode ser necessário realizar-se uma cirurgia gengival para reparar os danos causados.

As gengivas podem voltar a crescer?

Não, as gengivas que recuam nunca mais voltam a crescer.

Na realidade, a retração gengival requer sempre tratamento no Médico Dentista. Sem o devido acompanhamento, o problema não se irá resolver por si só.

Alguns tratamentos permitem recolocar e, muitas vezes, restaurar o tecido gengival que circunda os dentes. Marque uma consulta e perceba qual é o melhor para si, se for o caso.

Marcar Consulta

Quando a cirurgia é aconselhada?

A cirurgia de enxerto gengival é aconselhada em pacientes cujas gengivas já se retraíram de tal forma que as raízes dos dentes ficaram expostas.

Este procedimento utiliza um pedaço de tecido de outro local da boca para cobrir a raiz do dente que ficou exposta. O enxerto gengival não é doloroso, uma vez que é realizado com anestesia local.

Imagem de médico dentista em consulta

Retração gengival: complicações

Se a retração gengival não for tratada, o tecido de suporte e as estruturas ósseas dos dentes ficam fortemente fragilizados. Sendo assim, podem existir complicações como infeções e perdas dentárias, como já foi referido antes.

Como evitar a retração gengival?

A melhor forma de se precaver contra recuo das gengivas é através de rotinas de higiene oral adequadas. Nesse sentido, o que aconselhamos é que escove os dentes, pelo menos 2 vezes por dia (durante 2 minutos), e passe fio dentário diariamente.

Também não se pode esquecer de realizar consultas regulares no Médico Dentista – de 6 em 6 meses é o recomendado pela Ordem dos Médicos Dentistas. Se assim for, estará no caminho certo para prevenir, retardar ou até interromper a recessão das gengivas.

Marcar Consulta

Conclusão

A retração gengival pode acontecer por diversos motivos. Manter bons hábitos de higiene oral é muito importante para preveni-la, mas em alguns casos isso não é suficiente.

Por vezes, o envelhecimento e a fatores genéticos também têm uma palavra a dizer.

Sofre deste problema? Então saiba que existem tratamentos que podem ajudar a recuperar o seu sorriso.

Fale com o Médico Dentista e perceba qual é a opção mais eficaz para si.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
imagem exemplo de um blog

Tudo sobre a Sensibilidade Dentária: quais são os sintomas, as causas, e como tratar?

Neste artigo saiba como quais são as causas da sensibilidade dentária e de que forma a pode prevenir e tratar. Fique por dentro de tudo.
imagem de um implante dentário em titânio

Titânio: por que é tão importante para a Medicina Dentária?

O Titânio é um material muito polivalente e, melhor do que tudo, biocompatível. Neste artigo vai ficar a perceber porque é tão usado na Medicina Dentária.
imagem de um dos tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários – tudo o que precisa de saber

Quer ficar a conhecer que tipos de aparelhos dentários existem e qual poderá ser a melhor opção para o seu caso? Então descubra neste artigo.

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

Sobre a
AngelSmile

foto clinica angelsmile lisboa

Obtenha o sorriso que sempre desejou de forma fácil e organizada.

Cada visita é planeada com clareza. Sabe sempre o que está a acontecer e o dinheiro deixou de ser umproblema impeditivo. Descubra

Fique a saber quanto custará o seu Tratamento de

Implantes ?

Responda ao nosso Quiz e personalizaremos o seu sorriso.

As nossas Clínicas

Tratamento à distância

©2021 AngelSmile.Todos os direitos reservados.
©2021 AngelSmile. Todos os direitos reservados.

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais

Damos valor à sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para uma melhor experiência por parte do utilizador e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Saiba mais